AtaNews Publicidade 728x90
26/12/2018 às 16h32min - Atualizada em 26/12/2018 às 16h32min

Comércio contrata mais e Rio Preto emprega 3 mil em 2018

Balcão de Empregos da Prefeitura é aliado de trabalhadores e contratantes

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
São José do Rio Preto fechou novembro com saldo de 128 vagas de emprego – 319 a mais que há um ano, quando o deficit era de 191 colocações. O saldo no ano é de 3.091 contratações, segundo o Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged).

Os números são impulsionados pelo Comércio, que pelo segundo mês consecutivo liderou o número de admissões: 449 em novembro e 312 em outubro. O movimento corresponde à expectativa para o período, que é marcado pelo pagamento do 13º salário, pelas compras de Natal e de Ano Novo e também das férias escolares.

Ao longo do ano, o Comércio também puxou os bons índices de empregabilidade, liderando a quantidade de contratações nos meses de maio, outubro, além de novembro. Mais empregador que o setor de compras, apenas o de Serviços, com maior número de empregos gerados nos meses de janeiro, fevereiro, abril, agosto e setembro.

Segundo o Ministério do Trabalho, foram também Comércio e Serviços que garantiram ao mês de novembro seu melhor resultado, desde 2010: 58.664 empregos com carteira assinada gerados em todo o Brasil. Os outros seis setores demitiram mais pessoas do que contrataram.

Até novembro, Rio Preto teve oito meses de mais contratações que demissões. Os deficits foram registrados nos meses de junho (-389), julho (-111) e outubro (-106), impactados pelos setores da Construção Civil, além de Serviços. Esses meses caracterizaram-se por eventos extraordinários, como Copa do Mundo de Futebol e Eleições gerais.

O Brasil registrou a criação de 858.415 empregos formais no acumulado do ano.

Balcão de Empregos

A Prefeitura de Rio Preto, por meio da Secretaria do Trabalho e do Emprego, têm participação no crescimento dos índices de empregabilidade. A ferramenta mais representativa disso é o serviço do Balcão de Empregos, que divulgou 2.845 oportunidades de trabalho de janeiro a novembro de 2018.

O Balcão é um sistema gratuito onde o contratante lança a oferta de trabalho e recebe, diretamente em seu e-mail, os currículos dos candidatos que atendem ao perfil e têm interesse na vaga. Até novembro, foram cadastrados 23.327 novos currículos, tanto por atendimento online (www.riopreto.sp.gov.br/balcaoempregos), como por atendimento presencial, na sede da Secretaria e na Praça Laranja do Poupatempo.

A atividade do Balcão depende diretamente da relação com as empresas contratantes, que hoje somam 384 cadastradas. Dentre elas, destacam-se Muffato, Tenda, Atacadão, Prever e Facchini, que neste ano realizaram mutirões de contratação e contaram com o apoio da Secretaria para divulgação e realização de processo seletivo.

“Embora fale-se em números, cada um deles é também a vida de uma pessoa, que se reorganizou a partir de um empego, de uma recolocação no mercado de trabalho. Por isso, nosso esforço vem sendo estar o mais próximo possível das empresas, para que anunciem conosco e, assim, possamos atender as pessoas que confiam no trabalho Balcão”, comenta o secretário do Trabalho e do Emprego, Edemilson Favaron.

A expectativa, segundo o gestor, é que o próximo ano seja de números ainda melhores, com a recuperação da economia e a instalação de novos negócios na cidade.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »