AtaNews Publicidade 728x90
26/12/2018 às 12h55min - Atualizada em 26/12/2018 às 12h55min

Veja como tirar gordura do forno e fogão de maneira fácil

Dicas e passo a passo para uma rotina de limpeza mais prática

Revista Zapimóveis
Antes de dar início a qualquer processo de limpeza, o importante é garantir sua segurança (Foto: Shutterstock)
Quem cozinha frequentemente sabe bem que após poucos pratos preparados o forno e o fogão já ficam cobertos de gordura e outros tipos de sujeira. E não adianta, é preciso ter uma rotina periódica de limpeza desse eletrodoméstico para que as manchas de óleo e de queimado não se instalem de vez e se tornem cada vez mais difíceis de serem tiradas.

O bom é que com as dicas que o ZAP em Casa separou pra você, esta tarefa vai se tornar muito menos complicada. Confira:

cuidados-fogao

cuidados-fogao


Você também precisa se atentar a qual tipo de material seu fogão possui (inox, esmaltado) para não passar nada que possa prejudicar sua aparência (Foto: Shutterstock)

Primeiros cuidados
Antes de dar início a qualquer processo de limpeza, o importante é garantir sua segurança, então, “a primeira coisa é certificar que o fogão esteja desligado da tomada (cuidado para não abrir as bocas de gás enquanto manuseia as válvulas) e nunca use produtos de limpeza inflamáveis”, orienta a personal organizer Tati Godoy.

Você também precisa se atentar a qual tipo de material seu fogão possui (inox, esmaltado) para não passar nada que possa prejudicar sua aparência durante a limpeza. “As melhores opções são as fibras (buchas) brancas, amarelas ou azuis. Elas têm baixa abrasividade e não vão danificar o aparelho. Nunca utilize esponjas abrasivas ou lã de aço, porque elas podem riscar na hora de fazer a limpeza”, orienta  João Pedro Lúcio, técnico de serviço da Maria Brasileira.

como-tirar-gordura-do-fogao

como-tirar-gordura-do-fogao


Nunca use produtos de limpeza inflamáveis (Foto: Shutterstock)

Ainda segundo João, para a limpeza do forno, o ponto a se atentar são os produtos escolhidos, que devem ter o aroma suave para que o cheiro não passe para a comida mais tarde.

Receitas caseiras
Para tirar aquela gordura complicada, você também pode lançar mão de duas receitas caseiras, que vão fazer toda a sujidade amolecer de maneira mais fácil. São:

– Espalhe vinagre branco pela superfície do fogão e deixe agir por 15 minutos. Depois deste tempo, limpe com um pano seco ou com uma toalha de papel.

– Primeiro faça uma solução de água quente misturada a uma porção de bicarbonato. Em seguida é só embeber um pano nela e passá-lo tanto no fogão quanto no forno.


fogao

fogao


Nunca utilize esponjas abrasivas ou lã de aço, porque elas podem riscar na hora de fazer a limpeza (Foto: Shutterstock)

Passo a passo da limpeza
Forno:


1. Retire a grade do forno e deixe de molho, por no mínimo 30 minutos, dentro da pia ou de alguma bacia. “Para o molho, faça uma mistura de água quente com detergente neutro ou desengordurante”, explica João Pedro.

2. Pegue alguns panos finos, estilo perfex, e tampe os buraquinhos do forno para evitar que caia produto ou sujeiras que possam danificar o aparelho.

3. Separe três panos de chão e coloque ao redor do forno para que a água não caia no piso e escorra para o resto da cozinha.

fogao-limpo

fogao-limpo


Para a limpeza do forno, o ponto a se atentar são os produtos escolhidos (Foto: Shutterstock)

4. Em um recipiente, coloque um pouco de água morna potencializada com o produto que estiver utilizando e esfregue a área desejada com uma esponja não abrasiva. Para retirar a mistura, passe um pano seco e limpo. “Mas lembre-se que o forno não pode ser enxaguado”, completa o técnico de serviço da empresa Maria Brasileira.

5. Para a parte interna do forno, troque a esponja por uma escova de cano longo e cerdas de nylon.

Fogão:
1. Tire todas as partes desmontáveis da superfície, como bucais e grades, para deixá-las de molho em água quente e o por 30 minutos.

2. Sobre os itens necessários, “detergente, toalha de papel e um pano para lustrar são mais do que suficientes”, diz a personal organizer Tati Godoy.

limpeza

limpeza


A primeira coisa é certificar que o fogão esteja desligado da tomada (cuidado para não abrir as bocas de gás enquanto manuseia as válvulas) (Foto: Shutterstock)

3. Separe um recipiente com água morna e o produto da sua escolha, como foi feito para a limpeza do forno, e com uma esponja não abrasiva comece a esfregar, não muito forte.

4. Para retirar, basta um pano seco e limpo.

5. Se após a limpeza você quiser conservar o fogão intacto por mais tempo, João Pedro dá a dica: “utilize proteções de alumínio”.

limpeza-fogao

limpeza-fogao


Algumas receitas caseiras ajudam na limpeza do fogão (Foto: Shutterstock)



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »