AtaNews Publicidade 728x90
24/12/2018 às 15h17min - Atualizada em 24/12/2018 às 15h17min

Posso lavar os cabelos mais de uma vez ao dia? Descubra se o hábito faz mal para a saúde dos fios

Lavar os cabelos todos os dias não faz mal à saúde! O segredo é adaptar a rotina ao tipo de fio

Beleza extraordinária
Foto: Instagram @laurenlewiss_
Quem pratica atividades físicas regularmente, tem cabelos oleosos ou simplesmente ama a sensação de frescor das madeixas molhadas costuma ter a mesma dúvida: afinal de contas, faz mal lavar os cabelos mais de uma vez por dia? Apesar do hábito parecer inofensivo, acredite, ele tem seus riscos tanto para os fios (que podem ganhar aparência ressecada) quanto para o couro cabeludo - que precisa de um intervalo específico para ficar completamente seco. Quer saber qual é a frequência mais recomendada pelos especialistas? Leia a matéria e descubra!
 
Lavar os cabelos mais de uma vez no mesmo dia pode causar o efeito rebote
Se você já ouviu falar sobre o efeito rebote nas peles oleosas, fica mais fácil entender o que acontece quando se cria o hábito de lavar os cabelos várias vezes no mesmo dia. Assim como a pele do rosto, o couro cabeludo se vê obrigado a repor a hidratação (retirada com a lavagem excessiva) produzindo ainda mais oleosidade do que antes - ou seja, agravando ainda mais o situação. Assim, mesmo que os cabelos oleosos pareçam mais limpos após as lavagens, repetir o processo mais de uma vez por dia não é a solução para o problema.
 
Solução para cabelos oleosos: em vez de lavar os fios incessantemente, o segredo é restringir a lavagem dos fios para 1x ao dia e sempre usando shampoos purificantes e reequilibrantes. Eles irão distribuir melhor a oleosidade das madeixas e garantir um visual impecável.
 
Recomenda-se deixar o couro cabeludo respirar por aproximadamente 24h entre as lavagens
 
Pouca gente sabe, mas o couro cabeludo não está necessariamente seco apenas porque as madeixas já não estão mais molhadas. Na prática, é preciso pelo menos 24 horas para que essa região esteja completamente seca e recuperada do processo de limpeza, por isso, a regrinha de evitar constantes lavagens do mesmo dia também vale para aqueles que fazem exercícios físicos - e naturalmente tendem a lavar os cabelos mais do que o normal.
 
Solução para depois da academia: para não repetir o processo várias vezes, a dica é deixar para molhar os cabelos apenas na hora de higienizar o suor acumulado na raiz, após os exercícios. Por sinal, se a ideia for cuidar por completo das madeixas - seja antes, durante ou depois das atividades -, existem outras dicas e truques certeiros que você pode conferir clicando aqui.
 
Frequência ideal para lavar os cabelos depende do tipo de fio
Ao contrário da regra geral que aconselha evitar a lavagem várias vezes no mesmo dia, a média ideal de quantas vezes por semana lavar os cabelos vai mudar conforme o tipo e características do fio. Em geral, o consenso entre os especialistas é que:
 
- Cabelos oleosos podem lavar os fios todos os dias, a fim de evitar o aspecto "sujo" na raiz;
 
- Cabelos crespos e cacheados, por serem naturalmente mais secos, devem espaçar as lavagens até dois dias;
 
- Cabelos mistos podem ser lavados diariamente, já que a raiz pode apresentar oleosidade da mesma forma que os cabelos oleosos;
 
- Cabelos normais podem criar sua própria rotina de lavagem, alternando da maneira como quiserem;

 
Dicas extras: para todos os tipos de cabelo, a dica é evitar passar de 5 dias sem lavar as madeixas (para que o sebo não fique acumulado no couro cabeludo e acabe se transformando em dermatite) e evitar os banhos muito quentes para não ressecar as madeixas e detonar o visual saudável nos fios.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »