24/12/2018 às 15h04min - Atualizada em 24/12/2018 às 15h04min

Ano de 2018 traz a pior nota para Salmourão no Programa Município Verde Azul

Programa tem o propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios

Lucas Reis, especial para o AtaNews
Município retrocedeu drasticamente na pontuação e amarga em 2018 a pior colocação desde a criação do Programa em 2007 - Foto: Lucas Reis
O ano de 2018 está terminando e um dos indicadores no qual o município de Salmourão integra trouxe a pior nota dos últimos anos para a cidade. Trata-se da pontuação obtida pelo município dentro das ações que pontuam as cidades paulistas para a conquista do selo do Programa Município Verde Azul. Salmourão obteve em 2018, a pior nota dos últimos anos dentro do programa, amargando apenas a 537ª colocação dentro do estado de São Paulo.

Diferentemente de anos anteriores, quando Salmourão chegou a atingir uma pontuação de 63.54, o município entrou num declive dos parâmetros que compõe a formulação da nota final e chegou em 2018 com sua pior nota desde o início do programa, que foi a marca de 5.98. Pontuações de anos anteriores, chegaram até mesmo a trazer a conquista do Selo de Município Verde Azul para a cidade.

Dentro da Unidade de Gerenciamento de Recursos Hídricos do Aguapeí (UGRHI-Aguapeí), que é a região que a cidade integra, Salmourão obteve a 19ª colocação, com a nota 10.5. As UGRHI dividem os municípios por setores e regiões vinculadas às bacias de rios com grande volume dentro de todo o estado. 

As diretivas utilizadas pelo Programa Verde Azul em 2018 foram Esgoto Tratado, Conselho Ambiental, Qualidade do Ar, Uso do Solo, Município Sustentável, Resíduos Sólidos, Biodiversidade, Gestão das Águas, Estrutura/Educação Ambiental e Arborização Urbana, sendo que em cada quesito Salmourão foi pontuado com as seguintes notas e a respectiva posição no ranking do PMVA:

Esgoto Tratado - Nota  1.69 / Ranking 278
Conselho Ambiental - Nota 0.00 / Ranking 093
Qualidade do Ar - Nota 0.00 / Ranking 171
Uso do Solo - Nota 0.00 / Ranking 180
Município Sustentável - Nota 0.00 / Ranking 212
Resíduos Sólidos - Nota 1.95 / Ranking 260
Biodiversidade - Nota 0.79 / Ranking 314
Gestão das Águas - Nota 1.55 / Ranking 253
Estrutura e Educação Ambiental - Nota 0.00 / Ranking 188
Arborização Urbana - Nota 0.00 / Ranking 195


Lançado em 2007 pelo Governo do Estado de São Paulo, por meio da Secretaria de Estado do Meio Ambiente, o Programa Município VerdeAzul – PMVA tem o inovador propósito de medir e apoiar a eficiência da gestão ambiental com a descentralização e valorização da agenda ambiental nos municípios.

Assim, o principal objetivo do PMVA é estimular e auxiliar as prefeituras paulistas na elaboração e execução de suas políticas públicas estratégicas para o desenvolvimento sustentável do estado de São Paulo.

A participação de cada um dos municípios paulistas ocorre com a indicação de um interlocutor e um suplente, por meio de ofício encaminhado a Secretaria de Estado do Meio Ambiente.Além disso, a participação do município no PMVA é um dos critérios de avaliação para a preferência na liberação de recursos do Fundo Estadual de Controle da Poluição



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »