AtaNews Publicidade 728x90
24/12/2018 às 14h52min - Atualizada em 24/12/2018 às 14h52min

Como fazer a decoração de quarto de solteiro sem erro

Estilo pode mudar de acordo com a personalidade do morador. É fundamental garantir, por exemplo, praticidade no quarto masculino

Revista Zapimóveis
Para ganhar espaço deixe a cama encostada na parede (Fotos: Shutterstock)
A dica para acertar na decoração de quarto de solteiro é planejar a reforma. Nada de comprar móveis sem antes ter certeza do lugar e da proporção ideal da peça. Também é fundamental observar a quantidade de área disponível, para não afetar o espaço de circulação do ambiente.

“Seja qual for a planta do quarto, o melhor é organizar o mobiliário de forma que o local não pareça atulhado”, afirma Maruska Baars Gomes, designer de interiores. A saída para conseguir é investir em móveis práticos e multiuso. Abuse de itens como pufes, prateleiras, baús e nichos.

Um erro comum na decoração dos quartos é usar camas maiores do que o espaço realmente suporta. O ambiente dos solteiros pode até receber uma cama de casal, no entanto, nunca as de tamanho king quando a área disponível for pequena. Lembre-se de que a distância mínima entre o móvel e a parede (ou o guarda roupa) deve ser de 70 centímetros.

O grande trunfo é usar a cama de solteiro e encostar uma das laterais na parede, conseguindo mais amplitude no quarto. Quem apostar nos modelos boxes pode ainda aproveitar o espaço inferior e guardar parte da roupa de cama.

decoracao de quarto de solteiro com nichos

decoracao de quarto de solteiro com nichos


Nichos dão leveza e funcionalidade ao quarto pequeno

O próximo passo da reforma e decoração é organizar os móveis. É importante ter peças com divisões internas e itens práticos– guarda-roupas com portas de correr e gaveteiros, por exemplo.

Outra dica que economiza espaço e contribui para deixar o quarto em ordem é abusar de araras ao invés de armários. A desvantagem dos aramados é que as roupas expostas acabam ficando empoeiradas com o passar do tempo.

A decoração do quarto de solteiro varia de acordo com a personalidade do morador. É fundamental garantir, por exemplo, praticidade no quarto masculino. A saída é investir em persianas rolô e tapetes de fácil limpeza (como os de vinil ou nylon). Além disso, não se esqueça de instalar painéis fotográficos e pequenas coleções nas estantes.

Já o quarto feminino pode contar com mais detalhes e itens decorativos. Uma ideia é usar tecidos rendados na roupa de cama, cortinas românticas, além de tapetes felpudos para garantir o aconchego do local. Móveis de estilo provençal também são interessantes para as moças, assim como as cabeceiras revestidas por tecidos e papéis de parede.

decoracao de quarto de solteiro menina

decoracao de quarto de solteiro menina


Itens e detalhes mais românticos cabem bem no quarto feminino

A reforma do quarto continua com a escolha das cores. É fundamental lembrar de que o ambiente precisa ter uma decoração que garanta a tranquilidade do sono dos moradores. Isso significa evitar tonalidades vibrantes e quentes (vermelho e laranja são grandes vilãs) e estampas com desenhos em excesso. O recomendado é apostar nas famosas cores neutras, pastel e claras (bege, branco, cinza e off-white). E deixe o colorido para os detalhes.

A iluminação do quarto de solteiro é mais um aspecto a ser definido durante a reforma. O indicado é usar abajures na mesinha de cabeceira e luminárias de parede próximas à cama. Mas garanta também a iluminação central, com lustre ou a presença de vários spots espalhados ao longo do teto.

Outra possibilidade de iluminar é instalar fitas LED dentro dos nichos e atrás da cabeceira da cama, o que traz a beleza da luz indireta ao espaço. O projeto luminotécnico inclui ainda acertar na escolha das lâmpadas. Os modelos amarelados são os que garantem a sensação de aconchego.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »