24/12/2018 às 14h21min - Atualizada em 24/12/2018 às 14h21min

Mal funcionamento na rede elétrica deixa Salmourão sem energia por quase 2 horas

Defeito em um dos transformadores da rede ocasionou a falta de energia durante a tarde do último sábado

Lucas Reis, especial para o AtaNews
Técnicos da Energisa durante uma das etapas de teste setorial realizado durante a tarde do último sábado em Salmourão
O mal funcionamento de um transformador da rede elétrica da Energisa ocasionou durante o final da tarde deste último sábado (22) em Salmourão, a interrupção do fornecimento de energia elétrica pelo período de aproximadamente duas horas. De acordo com relatos de moradores que residem próximos da EMEFI Stela Boer Maioli, foi possível ouvir barulhos e faíscas de um dos transformadores da concessionária, localizado próximo à escola, seguido de um apagão generalizado, que foi ocasionado pelo desarme geral de segurança do sistema elétrico que é acionado em casos de pane na rede elétrica.

Duas equipes de plantão da Energisa estiveram presentes na cidade e realizaram o trabalho de teste "chave a chave", que serve para identificar qual o setor da rede apresenta anomalia. Com isso, a energia foi sendo restabelecida por etapas (bairro a bairro) no município, até ser confirmada a informação de que o problema da falta de abastecimento era no referido transformador.



Identificadas as falhas, os serviços necessários foram executados e o abastecimento voltou à normalidade, dando fim à um período de quase duas horas de falta de energia. Um dos técnicos da Energisa explicou à nossa reportagem que, quando há alguma anomalia no sistema, é necessária a verificação de toda a rede e os setores devem ser testados de forma individual, um após outro, para que se possa ser identificado o problema.

Em alguns casos, as condições climáticas, como a incidência de  chuvas e ventos, assim como alguns locais de difícil acesso, podem retardar a normalização do reabastecimento, mas essa verificação é necessária para que o problema possa ser resolvido de forma eficaz, evitando assim novas quedas de energia pelo mesmo motivo em um curto espaço de tempo. Outro motivo é a segurança do sistema e a prevenção de danos aos equipamentos elétricos encontrados nos estabelecimentos comerciais, residenciais e industriais que estiverem conectados à rede.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »