AtaNews Publicidade 728x90
14/12/2018 às 14h18min - Atualizada em 15/12/2018 às 06h00min

Exposição Literária “Faces ao Vento” está aberta para visitação no Paço Municipal de Birigui

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
No mês de dezembro está sendo realizada no Paço da Prefeitura Municipal de Birigui a 1ª Mostra de Trabalho Artístico em Aquarela: “Faces ao Vento”, com obras da aluna Leidah Cristine da 2º série do Ensino Médio da Escola E.E. Profª Geracina de Menezes Sanches.

Esta exposição tem como enfoque a divulgação dos trabalhos artísticos realizados pela aluna desenvolvidos em atividade realizada em sala de aula sob orientação da Profª Daiane Katiuscia e realização da Profª Waldenice Meranca.

Buscou-se retratar neste trabalho as diversas faces que a mulher representa na contemporaneidade partindo da seguinte discussão: Amélia ou Aurélia: qual o seu papel na sociedade?

A Estratégia adotada para a concretização deste trabalho foi subsidiada pela releitura da obra “Senhora” de José de Alencar (1875) e da música “Ai que saudades da Amélia”, de Ataulfo Alves e Mário Lago (1941).

Os alunos da 2ª série do Ensino Médio refletiram como a mulher tem sido representada na literatura e retratada nas letras de músicas. Após esta análise foi feita uma reflexão sobre padrões estéticos, os papéis que a mulher tem representado na sociedade atual, como ela é vista, a valorização e a desvalorização de sua imagem e a sua importância no mercado de trabalho, na política, na educação e em diversas esferas sociais.

Após esta reflexão a aluna Leidah Cristine retratou através de uma representação imagética em Aquarela as diversas faces que a figura feminina tem, desmistificando desta forma, preconceitos cristalizados, valorizando e enaltecendo a subjetividade da figura feminina, independente de ‘’rótulos’’ e padrões de beleza estabelecidos pela mídia.

Esta exposição é fruto da realização de atividade proposta no Currículo do Estado de São Paulo, realizada em sala de aula no 4º bimestre de 2018 por alunos da 2ª série do Ensino Médio.

Optou-se por esta temática para propiciar uma melhor compreensão dos papéis e imagem que a mulher tem representado na sociedade atual, contribuindo assim para a garantia de seus direitos, respeito e valorização, desmistificado a imagem de ‘’Amélia’’, desconstruindo preconceitos e demonstrando que ela é figura fundamental na sociedade.

Agradecemos a Papelaria Casa Camargo, Papelaria Imperius e Papelaria Palazzio que contribuíram para que esta exposição ocorresse, através da colaboração, por meio da doação de materiais necessários a produção dos cartazes.

Agradecemos também ao prefeito Cristiano Salmeirão, e ao secretário de Administração, Genilson Martins, que nos receberam no Paço Municipal com muito carinho e atenção.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »