AtaNews Publicidade 728x90
14/12/2018 às 10h50min - Atualizada em 14/12/2018 às 10h50min

Saúde alerta para a prevenção contra os escorpiões em Buritama

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
A Divisão de Vigilâncias realiza durante todo ano serviço de monitoramento e estudo para combater o aparecimento de escorpiões nas residências de Buritama. O órgão conta com uma equipe treinada para realizar a busca ativa nas moradias e também faz a cada três meses, em parceria com o Saaemb (Serviço Autônomo de Abastecimento de Água, Esgoto e Meio Ambiente), a dedetização e desratização da cidade. A ação elimina a barata, o principal alimento do escorpião.

Segundo o agente de saneamento, Luiz Carlos Dias, as visitas são feitas periodicamente nos bairros e também após um morador notificar sobre a aparição ou foco de escorpiões em sua residência. Ele comentou que no ano passado, até novembro, foram registrados 84 casos de picadas de escorpião, no mesmo período deste ano, são 68 ocorrências. Dias disse que os escorpiões gostam de ficar em caixas de gordura, lixo e dentro de calçados, conforme ele, é preciso manter a residência limpa e seguir algumas medidas, como mencionadas no informe “Avalie sua residência”.

De acordo com Dias, dados da Secretaria Estadual de Saúde mostram que as regiões de São José do Rio Preto e Araçatuba estão entre as que mais registram casos de escorpiões no Estado. Ele reforçou que a principal orientação para combater os animais peçonhentos é a limpeza dos quintais e de toda a moradia. “A principal vinda dos escorpiões para as casas é por causa da sua alimentação, se você fizer a limpeza adequada dos insetos, o escorpião não vem”, comentou.

Em caso de picada a orientação é procurar imediatamente um médico. “É preciso sempre procurar o posto de saúde ou o hospital porque os médicos são os mais indicados para iniciar o tratamento”, frisou ao salientar que não é recomendado o uso de veneno. “O principal meio de combate, ainda é a limpeza das residências e também cobrar os vizinhos de fazerem sua parte”, concluiu.

Informações (18) 3691-3782 ou no prédio da Divisão de Vigilâncias “João Luiz Peres” localizado na rua Rio Preto, 755 – Centro. Atende de segunda a sexta-feira, das 7h às 17h.

Avalie sua residência

- Telas e ralos nas áreas internas e externas
- Vedar frestas nas paredes, janelas, portas e piso
- Instalar tampa em pontos de luz e caixas de fiação
- Rebocar paredes e muros
- Limpar e organizar depósito de materiais
- Controlar a presença de baratas e outros insetos
- Acondicionar bem alimentos e o lixo da casa
- Providenciar limpeza de terrenos, quintas e jardins
- Recompor tampas de caixas de gordura e de passagem
- Retirar entulhos, pedras, madeira ou tijolos acumulados
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »