AtaNews Publicidade 728x90
07/12/2018 às 15h24min - Atualizada em 07/12/2018 às 15h24min

Estado concede Autorização de Uso e Manejo do zoológico à Prefeitura

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O Departamento de Fauna da Secretaria Estadual de Meio Ambiente de São Paulo acaba de conceder à Prefeitura de Araçatuba a Autorização de Uso e Manejo do Zoológico Municipal Dr. Flavio Leite Ribeiro, emitida em 5 de dezembro de 2018 pela CBRN – Coordenadoria de Biodiversidade e Recursos Naturais.

Segundo a Secretaria Municipal de Meio ambiente e Sustentabilidade de Araçatuba, a autorização é concedida após a atual administração municipal, em menos de dois anos, atender às exigências governamentais e alcançar condições para conquista do reconhecimento do órgão controlador. O processo de licenciamento SMA 8.043 corre há 8 anos, iniciado em 2011.

O zoológico foi fundado em 1963 (55 anos), á época conhecido como Bosque Municipal. O local é destinado a atividades físicas, de lazer, esportivas, culturais e de educação ambiental. Com área de 117.000 m², é muito rica em espécies nativas e abriga diversas aves silvestres, cutias, bugios, teiús, além da existência de 23 espécies animais em cativeiro, totalizando hoje 252 exemplares no plantel.

Petrônio Pereira Lima, secretário municipal de Meio Ambiente e Sustentabilidade, relembra que a revitalização do zoológico é contemplada desde o plano de governo da atual administração.

Os animais serão mantidos no parque, em área protegida e as visitações serão permitidas através de agendamentos e acompanhadas de monitores, os trabalhos serão focados na área de conservação e aproveitando convênio existente com a UNESP. “Precisamos proteger os animais também em relação ao stress que passam por estarem muito próximos das atividades humanas, como é o caso do campo de futebol e pistas de passeio”, esclarece o secretário.

Em parceria com o Escritório Modelo do UniToledo (Centro Universitário Toledo) coordenado pela professora Ana Paula e alunos do curso de Arquitetura e Urbanismo, foi apresentado para a administração municipal, este ano, uma proposta de revitalização a baixo custo do espaço, uma vez que prioriza “melhorar o que já existe no local”. Os custos estão sendo levantados e a Secretaria Municipal de Planejamento Urbano e Habitação e o grupo de universitários farão os estudos para posterior apresentação à população.

O Zoo é aberto a visitações de terça-feira a domingo, das 9h às 17h.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »