AtaNews Publicidade 728x90
07/12/2018 às 11h03min - Atualizada em 07/12/2018 às 11h03min

Veja como conciliar as tarefas diárias sem perder o controle

Deixe tudo no lugar, , sem deixar de dar conta dos compromissos profissionais, alimentação e agenda das crianças

Revista Zapimóveis
Pais e mães que trabalham fora e têm filhos podem cuidar da criação das crianças e ainda manter a casa em ordem (Foto: Shutterstock)
É cada vez mais comum que as pessoas tenham um dia a dia atribulado, no qual é preciso conciliar as tarefas domésticas com as obrigações de trabalho, cuidar dos filhos e ainda ter uma vida social. Parece difícil dar conta de tudo, mas é possível ter controle de uma rotina cheia de tarefas.

Pais e mães que trabalham fora e têm filhos podem cuidar da criação das crianças e ainda manter a casa em ordem. Mas, para isso, é preciso muita organização e algumas dicas podem ajudar na missão, que não é impossível.

O primeiro passo é entender que a organização não deve ser feita de forma centralizadora e individualista e que a ajuda de todos os envolvidos da família, além de profissionais como doméstica, diarista ou babá, pode contribuir para o bem coletivo e para a organização das tarefas. “A organização não é um bem individualista, é um benefício coletivo e que traz qualidade de vida para todos os envolvidos.

Mãe e filho

Mãe e filho


O primeiro passo é entender que a organização não deve ser feita de forma centralizadora e individualista (Foto: Shutterstock)

Delegar tarefas para as crianças é dar censo de responsabilidade e uma oportunidade deles treinarem a iniciativa e descobrirem aptidões. E se houver juda de uma profissional, como diarista ou mensalista, a mãe e o pai que trabalham fora ficarão no controle do que deve ser feito em casa mesmo estando fora dela”, afirma Miriam Cansian, arquiteta, personal organizer e proprietária da Miorganiza, consultoria em organização.

Anotações
Para começar, é importante ter conhecimento de todos os afazeres e, como geralmente são muitos, é preciso manter controle diante deles. Portanto, a primeira dica anotar o que precisa ser feito e agendar as tarefas.

Dicas de organização de tarefas

Dicas de organização de tarefas


É importante ter conhecimento de todos os afazeres e, como geralmente são muitos, é preciso manter controle diante deles

Usar uma agenda pode facilitar a realização das atividades do dia a dia, principalmente porque as que envolvem muitas pessoas precisam de um planejamento. Outra atitude é ter um calendário sempre à vista. “Através da visualização das atividades e das tarefas, temos o controle do que é necessário fazer e isso ajuda a distribuir melhor e repensar o tempo que está sendo gasto com o que realmente importa”, diz Miriam Cansian.

A personal organizer ainda aconselha a fazer listas. “Elas trazem foco para tudo que é preciso realizar e ajudam a delegar tarefas. Seguir as listas evita o trabalho de repensar sobre assuntos que já haviam sido resolvidos e qualquer um pode segui-las e ajudar a executar as tarefas”, completa.

Em casa
Algumas atitudes na rotina de organização da casa também podem facilitar a realização das muitas tarefas diárias. Além de manter a casa mais organizada, essas ações podem ajudar a economizar tempo. Para começar, é importante utilizar uma tabela de rotinas para as tarefas de manutenção da limpeza. “Orientar o que e quando fazer para a semana, quinzena ou mês é muito importante para a eficiência e durabilidade das tarefas”, explica Miriam Cansian.

despensa

despensa


Manter a despensa e a geladeira abastecidos evita contratempos no dia a dia (Foto: Shutterstock)

Outra dica é manter ordem nos armários. E ainda escolher na véspera a roupa que será usada no dia seguinte pode agilizar o tempo para se arrumar. “Organizar de véspera a produção pode ser uma atitude inteligente e garante aqueles minutos preciosos a mais na cama. Ou seja, olhe a previsão do tempo e veja os compromissos do dia. Para os filhos, se usam uniforme, fica mais fácil. Mas, se não usam, uma boa sugestão é já deixar as escolhas prontas para a semana e evitar discussões se é a roupa certa para essa ou aquela atividade”, complementa. Tenha ainda um cesto para roupas sujas e outro para as limpas que devem ser passadas. Desta forma, vai evitar que as roupas fiquem espalhadas pelos cômodos.

Outra atitude que pode agilizar a organização antes da saída de casa é manter uma bandeja de café da manhã com os itens que devem ir para a mesa todos juntos. “E isso pode ser separado no armário, com produtos como achocolatados, cereais, geleias, café instantâneo, pães e biscoitos, e na geladeira também, com requeijão, queijos, leite, sucos, iogurtes e margarina”, detalha a personal organizer. Por sinal, estar atento à despensa também é fundamental e ter os itens em locais adequados e identificados também facilita. “Utilize acessórios que facilitem a visualização e o manuseio dos produtos para economizar tempo. Na despensa de alimentos, separe por tipos, como farináceos, massas, temperos, conservas e cereais. Já na de limpeza, ter kits para uso nos diferentes cômodos facilitam a rotina doméstica”, acrescenta.

Manter a despensa e a geladeira abastecidos evita contratempos no dia a dia. A dica também é estabelecer um cardápio de forma antecipada. “Caso queira cozinhar ou delegar a tarefa de preparar alimentos, não precisará sair correndo para comprar os itens necessários. Determine pratos principais e acompanhamentos que podem ser estipulados para uma semana ou 15 dias e alterne com novas combinações para mais 15 dias. Dessa forma fica mais fácil fazer as compras e armazenar itens no freezer e na geladeira, sem desperdício”, ressalta Miriam Cansian.

Aliados
Lembre-se que os eletrodomésticos devem ser usados ao seu favor. E são muitas as formas que eles podem ajudar a agilizar as tarefas ou até mesmo a economizar tempo. Na hora de cozinhar, duas dicas podem ajudar.

“Programe seu microondas para pequenos preparos e os fornos mais modernos já vêm com ‘timer’, pelo qual se pode programar o cozimento para uma determinada hora e por quanto tempo”, afirma a personal organizer. O aspirador de pó pode ser bastante explorado em todos os cômodos. “Ele serve para retirar poeira de todos os ambientes, inclusive de áreas com pisos frios, como banheiros e cozinhas“, explica Miriam.

roupas-maquina-de-lavar

roupas-maquina-de-lavar


As máquinas de lavar roupa têm programas específicos para lavagem de roupas por classes (Foto: Shutterstock)


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »