AtaNews Publicidade 728x90
07/12/2018 às 09h01min - Atualizada em 07/12/2018 às 09h01min

Fundo Social inaugura decoração natalina feita com garrafas pets em Buritama

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social apresentou na última quarta feira, no Fundo Social de Solidariedade, a decoração natalina confeccionada com garrafas pets. Buritama aderiu este ano o projeto “Natal Espetacular e Meio Ambiente Feliz” do Fundo Social de Solidariedade do Estado de São Paulo.

A meta era arrecadar garrafas pets para produzir uma decoração natalina. Com a mobilização nas escolas e pela cidade, cerca de 4 mil garrafas foram doadas. O material reciclado foi transformado em três objetos: uma árvore de Natal com 5 metros de altura, um boneco de neve de 2,5 metros e uma vela de aproximadamente 1,5 metro.

Cinco famílias participaram da confecção da decoração e quem doou garrafas pets recebeu cupom para concorrer a uma TV de 40 polegadas. Sorteio previsto para o dia 21 de dezembro, na praça central, durante a programação da semana em comemoração ao Natal.

Para a diretora do Departamento de Assistência e Desenvolvimento Social, Gislaine Murakami Rodrigues, o trabalho de fortalecimento com às famílias é feito por meio de vínculos e troca de experiências. “Ao aderir ao projeto, conseguimos trabalhar a valorização do meio ambiente, agregando valores de cuidado e proteção ao meio, em que vivemos e que é compartilhado por todos. A consciência de que podemos deixar um mundo melhor para nossos filhos e netos e a opção de geração de renda extra com os trabalhos manuais, que podem ser produzidos pela dedicação de cada um”, disse.

Segundo a presidente do Fundo Social de Solidariedade, Sirley Zacarias dos Santos, a decoração natalina contou com monitores e famílias atendidas pelo CRAS (Centro de Referência da Assistência Social). “Os enfeites deixam a cidade mais bonita, principalmente por ser feito com garrafas pets, produtos que poderiam poluir o meio ambiente, além é claro, da propagação do espírito natalino”, enfatizou.

DECORAÇÃO

Em dezembro é possível ver casas enfeitadas, com luzes e decoração de Natal. É uma forma de manter vivo o espírito celebrado neste mês. Quem passa pela rua Marechal Deodoro, no bairro Livramento, observa uma cena diferente. Uma decoração natalina feita de garrafas pets. Foram cerca de 4 mil produtos arrecadados para a confecção de uma árvore, um boneco de neve e velas no Fundo Social de Solidariedade de Buritama.

Segundo a monitora Rita Cristina de Matos Feroldi, o descarte irregular das garrafas faz com que elas representem um perigo não apenas para a natureza, mas para a saúde do ser humano. “Um trabalho de conscientização que envolve toda a família, incluindo os filhos e amiguinhos de escolas sobre a valorização e cuidados com o meio ambiente”, explicou.

Para a monitora Rosangela Pereira Valões de Almeida “O projeto Natal Espetacular foi sensacional. Um trabalho maravilhoso que agregou muito para todos os envolvidos e mostrou também para a população as diversas formas de reutilização de materiais recicláveis que no caso foi utilizado para enfeites natalinos. Foi um aprendizado muito bom para todos. Só tenho a agradecer”, completou.

Roseli Pereira de Souza participou da confecção da decoração de Natal e disse que a oficina de reciclagem ofereceu benefícios ao seu aprendizado. “Ensinou que podemos reutilizar materiais e assim estaremos protegendo e valorizando o meio ambiente contra a poluição. A reciclagem também contribui para a fonte de renda e geração de lucros pois, através do desenvolvimento do curso, nossa monitora nos ensinou que podemos ter rentabilidade financeira a partir das peças fabricadas, sou muito grata por ter concluído esse curso”, comentou”.

Ivonete Pereira Deodoro dos Santos disse que aprendeu novas formas de trabalhar o material reciclável. “Aprendi bastante no curso e gostei muito de participar”, declarou. Já para Nirce Aparecida da Silva foi gratificante participar do projeto. “Foi um prazer muito grande fazer parte deste projeto. Fizemos novas amizades, colocando a cada dia amor e carinho pelo trabalho e a renda financeira que me ajudou muito. Agradeço pelo trabalho construído com muito carinho”, elencou a participante.

Cristina Peres Alves integrante da equipe que fez a decoração natalina, disse que o projeto ensinou técnicas e ajudou financeiramente. “Foi muito gratificante pra mim fazer parte desse lindo projeto, além de ajudar o meio ambiente e a consciência da população, me ajudou bastante financeiramente, eu e minha família, agradece a oportunidade”, afirmou.

Segundo Tereza Aparecida da Silva Santos, foram três meses de aprendizado e novas amizades. “Com o nosso trabalho, ajudamos a preservar a natureza”, encerrou.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »