AtaNews Publicidade 728x90
04/12/2018 às 10h15min - Atualizada em 04/12/2018 às 10h15min

População participa de triagem contra câncer de pele e adere a testagem

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
o último sábado aconteceu o início da campanha Dezembro Laranja, mês de conscientização contra o câncer de pele, com sucesso de público participante no NGA (Núcleo de Gestão assistencial) 2 de Araçatuba.

Das 8h ao meio-dia, o NGA 2, na rua Siqueira Campos 135, bairro São João, recebeu 255 pacientes que passaram pela triagem com 11 dermatologistas voluntários da SBD (Sociedade Brasileira de Dermatologia), em exame rápido e direcionado à procura de lesões de pele suspeitas de câncer. Segundo Paulo Ernesto Geraldo, diretor do Departamento de Assistência Especializada da Secretaria Municipal de Saúde, 65 pacientes apresentaram lesões sugestivas e serão encaminhados ao Ambulatório Médico de Especialidades (AME) para diagnóstico.

Este ano os dermatologistas de Araçatuba e Birigui se reuniram para trazer a campanha da SBD para Araçatuba, e com o apoio de várias entidades, como a Prefeitura Municipal, o Governo do Estado de São Paulo.

O prefeito de Araçatuba, Dilador Borges, e a vice-prefeita Edna Flor visitaram o NGA 2 na manhã da campanha, a cumprimentar as equipes envolvidas e conferir o andamento dos exames. O prefeito também submeteu-se aos procedimentos.

Campanha HIV/Sífilis

Além da triagem feita pela SBD, os visitantes da manhã de sábado foram informados da campanha de testagem sobre HIV e sífilis, também realizada no NGA 2. Segundo Aparecida Nava, diretora do Departamento de Atenção Básica do município, boa parte dos participantes escolheram aproveitar a oportunidade e foram realizados 125 testes rápidos de HIV sem nenhum caso positivo. Também foram realizados 125 testes rápidos de Sífilis, dos quais houveram apenas dois casos positivos, que foram encaminhados para confirmação com exame laboratorial.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »