AtaNews Publicidade 728x90
03/12/2018 às 15h42min - Atualizada em 03/12/2018 às 15h42min

Especialista esclarece os mitos e verdades sobre a lente de contato dental

Opção para quem deseja um sorriso perfeito, as lentes de contato dentais ainda estão cercadas de dúvidas de pacientes

Dr. Telmo Santos
Assessoria de Imprensa, Naves Coelho
Foto: Divulgação
A busca por procedimentos odontológicos estéticos cresceu nos últimos anos. Segundo a Sociedade Brasileira de Odontologia e Estética (SBOE), a procura aumentou cerca de 300% entre 2014 e 2015. Um dos procedimentos que mais se destaca na lista é a lente de contato dental. Por conta da massiva influência de celebridades que aderiram à intervenção, especialista alerta sobre o uso correto desse novo recurso odontológico, com o objetivo de evitar problemas sérios no futuro.
 
Para o oral designer, Telmo Santos, que também atua como CEO da O’don Dental Care em parceria com o mestre e especialista em implantodontia Felipe Araújo, a necessidade de consultar um profissional capacitado é de extrema importância, pois, assim como as lentes podem contribuir para a saúde e aparência dos dentes, elas também podem ser prejudiciais à dentição quando colocadas de forma incorreta ou feitas com produtos de má qualidade. “As lentes de contato dentais são indicadas para corrigir o tamanho, a forma ou a posição dos dentes, além de proporcionar a melhora na tonalidade dos mesmos. Para que o procedimento tenha um resultado satisfatório, é necessário a avaliação do profissional, pois, em alguns casos, existe a necessidade de outras intervenções.
 
Ademais, o uso de produtos de qualidade é fundamental para o sucesso do tratamento”, aconselha.
Febre entre os famosos, as lentes de contato dentais estiveram em evidência nos últimos meses devido a declaração da cantora Simaria, que afirmou ter ficado com a arcada dentária comprometida depois colocar as lentes “com a pessoa errada”. Para esclarecer as principais dúvidas que cercam o procedimento, Telmo Santos aponta o que é mito e o que realmente é verdade sobre as lentes.
 
  • As lentes de contato dentais desgastam muito os dentes.
MITO. Ao contrário das facetas, o desgaste é mínimo, pois, as lâminas são extremamente finas.
 
  • Pode corrigir dentes lascados.
VERDADE. Sim, é possível corrigir pequenas fraturas e desgastes. Inclusive, é um dos usos mais comuns para as lentes.
 
  • Não há contraindicação.
MITO. Pacientes com má oclusão dos dentes; que apertam ou rangem; possuem dentes muito escurecidos; e que tem muitas restaurações, não são recomendados a usar as lentes. O indicado é tratar o problema primeiro ou optar por outro procedimento.
 
  • As lentes de contato podem auxiliar no tratamento de dentes separados.
VERDADE. As lentes podem ser usadas para aumentar a largura e/ou altura dos dentes, o que faz com que o espaço desapareça. No entanto, em casos de espaços muito grandes é necessário o uso de aparelho ortodôntico.
 
  • É uma solução para clarear dentes escurecidos.
MITO. Elas podem ser usadas para corrigir manchas leves e moderadas. Para dentes muito escuros, é indicado que o paciente passe por um clareamento primeiro.
 
  • A higiene bucal é mantida, sem precisar de nenhuma alteração.
MITO. Aconselhamos ao paciente redobrar os cuidados com a higiene bucal, pois, o acúmulo de bactérias pode ocorrer com maior facilidade quando as lentes dentais estão mal adaptadas. Esse tipo de situação é muito comum, porque as vezes o profissional não tem o menor embasamento sobre o processo de cimentação das lentes. Então quando os excessos de cimento são deixados nos dentes após o procedimento, podem causar irritação gengival e formação de placa bacteriana. 
 
  • O procedimento pode ser realizado em um único dia.
VERDADE. A colocação das lentes de contato dentais pode ser feita em apenas um dia. A agilidade do tratamento irá depender de um profissional capacitado e de seus equipamentos. Hoje em dia, com o uso de câmera intraoral, fresadoras e impressoras 3D e de softwares, o paciente pode sair do consultório com o sorriso totalmente repaginado.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »