AtaNews Publicidade 728x90
30/11/2018 às 11h49min - Atualizada em 30/11/2018 às 11h49min

Sfogliatelle: um doce italiano que faz frente ao croissant.

A Receitaria
Quem acha que Nápoles só é famosa pela pizza, engana-se redondamente. A culinária dessa cidade italiana tem mais um representante delicioso: o sfogliatella. Esse doce com recheio de ricota é o concorrente italiano do croissant. Veja como prepará-lo: 

Ingredientes: 

Para a massa: 


500 g de farinha;
200 ml de água quente;
1 colher de chá de sal;
20 g de mel;
farinha.

Para o recheio: 

400 ml de água;
1 pitada de sal;
100 g de sêmola fina;
140 g de ricota;
1 ovo;
100 g de açúcar;
1 colher de chá de essência de baunilha;
1 colher de sopa de geleia vermelha;
1 colher de sopa de chocolate picado.

Para enfeitar: 

açúcar de confeiteiro.

Como fazer: 

1) Espalhe a farinha em uma forma redonda sobre a superfície de trabalho. Com a mão, faça um buraco no meio da massa, como mostra o vídeo, e despeje água dentro, formando uma espécie de "piscina". Adicione sal e mel.  Misture os ingredientes e amasse-os até formar uma massa homogênea. Faça uma bola de massa, enrole-a em película aderente e deixe-a durante 3 horas na geladeira. 

2) Unte sua superfície mais uma vez com farinha e então abra a massa para que ela fique bem fina e oval. Depois, enrole-a em um tubo de papelão. Leve-a novamente à geladeira. 

3) Agora, desenrole cuidadosamente uma parte da massa do tubo de papelão. Puxe-a um pouco com as mãos e cubra-a com manteiga. Em seguida, enrole-a novamente, desta vez fora do tubo.  Repita o passo anterior, desenrolando mais um pedaço da massa. Faça isso até chegar ao fim.  Por fim, corte as pontas do rolo de massa e leve-a à geladeira por 24 horas. 

4) Para o recheio, ferva a água e adicione sal. Coloque a sêmola fina e deixe cozinhar por 5 minutos, enquanto mexe com um batedor de claras. Depois, deixe esfriar.  Coloque a sêmola fria em outra tigela e misture-a com ricota, ovo, açúcar e essência de baunilha.  Agora, divida a mistura em duas porções: uma com geleia vermelha e a outra com chocolate. 

5) Corte a massa em fatias de cerca de 1 cm de largura. Achate e molde cada fatia, como uma tigela pequena, e recheie-a. Por fim, sele as bordas, como se fosse uma concha.  

6) Coloque os sfogliatelle em uma assadeira forrada com papel manteiga e leve ao forno pré-aquecido por 30 minutos a 180 ºC com a ventilação ligada.  Depois de assados, polvilhe açúcar de confeiteiro por cima. Prontinho! 



É preciso um pouco de paciência, mas tudo valerá a pena quando seus sfogliatelle saírem do forno. Viva a Itália! 

E se quiser preparar a segunda receita, clique aqui. 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »