28/11/2018 às 15h00min - Atualizada em 28/11/2018 às 15h00min

Sinal de TV analógico é desligado hoje em Salmourão

Sinais digitais já são uma realidade há muito tempo em Salmourão e toda a região

Lucas Reis, especial para o AtaNews
De acordo com uma pesquisa levantada pelo AtaNews, alguns locais podem receber o sinal de algumas emissoras em duplicidade - Foto: Lucas Reis
A partir desta quarta-feira (28), o sinal analógico de televisão começa a ser desligado em Salmourão e em outras 32 cidades da região. Com isso, a programação dos canais abertos será transmitida apenas pelo sinal digital. A conversão do sinal analógico para o digital vai acontecer aos poucos, e será concluída até o dia 12 de dezembro.

Em Salmourão, o sinal de TV Digital já é uma realidade há vários anos e a cidade conta com diversas opções de canais abertos para entretenimento, sendo que, o sinal pode variar de um lugar para outro dentro da cidade. Locais como o Parque Continental tem maior facilidade para receptar sinal de emissoras como a TV TEM, afiliada da Rede Globo, enquanto bairros mais extremos como Remanso das Águas exibem com facilidade a programação da TV Bandeirantes.

De acordo com uma breve pesquisa realizada pelo AtaNews, o melhor local para se conseguir a recepção de todos os canais é a área central da cidade, por ser uma área de maior altitude. Em uma das residências consultadas foi constatado que haviam disponíveis os canais digitais para Rede Globo (TV TEM e TV Fronteira), Band Paulista HD, Record SJRP, TV Gazeta, SBT Interior e da Rede Vida, alguns deles com duplicidade na recepção.

Segundo a Anatel, o desligamento do sinal irá liberar a faixa de 700 MHz do espectro, atualmente ocupada pelos canais de TV aberta. De acordo com a Empresa Administradora da Digitalização, 4.263 cidades já foram liberadas. Quem ainda recebe o sinal analógico precisa verificar se o aparelho de TV está preparado para receber o sinal digital. Pode ser necessário instalar uma antena UHF externa e um conversor digital.

Em reunião na capital paulista nesta semana, representantes do setor de radiodifusão pediram uma intensificação dos esforços de distribuição dos kits, que permitem a sintonia dos canais digitais. A entrega de conversores digitais para inscritos em programas como o Bolsa Família deverá continuar por 45 dias depois do desligamento da TV analógica, mas esse prazo pode ser prorrogado.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »