AtaNews Publicidade 728x90
28/11/2018 às 11h12min - Atualizada em 28/11/2018 às 11h12min

Projeto Consertão festeja aniversário de Araçatuba com homenagem á música caipira

Sucesso de público, a iniciativa já atraiu mais de 10 mil pessoas em apresentações durante 2018

Assessoria de Imprensa
Foto: Gustavo Torres
Da união entre a viola caipira e uma orquestra sinfônica, nasceu um verdadeiro passeio pela história do cancioneiro popular brasileiro. O Projeto ConSertão, que propõe uma itinerância de concertos gratuitos, ao ar livre, em homenagem aos compositores da música caipira, fará sua última apresentação do ano nas celebrações de aniversário de Araçatuba.
E na festa do município, quem ganha o presente é o público que poderá prestigiar esta bela homenagem na Praça Getúlio Vargas, às 19h30 do dia 02 de dezembro (domingo). A entrada do concerto é gratuita.
 
O ConSertão, concebido por Cláudio Lacerda, renomado cantor da música campesina e Diretor da Cantoria Produções Artísticas, tem o objetivo de, segundo ele, “elevar a música caipira a um patamar que ela merece, valorizando a cultura do campo. Isso é uma bandeira para mim! O repertório é formado por clássicos do gênero, canções que ajudaram a moldar a identidade cultural do interior de São Paulo e Estados vizinhos, região conhecida como Paulistânia”.
 
Unindo talento e amor pela arte, Lacerda sobe ao palco ao lado de João Paulo Amaral, Lula Barbosa e da Orquestra Sinfônica de Piracicaba, sob a regência do Maestro Luís Fernando Fischer Dutra.
 
Entre o repertório da apresentação, estão músicas conhecidas do grande público, como “Romaria”, de Renato Teixeira; “Saudade da minha terra”, de Belmonte e Goiá e “Tristezas de Jeca”, de Angelino de Oliveira. A maioria dos autores homenageados é do Estado de São Paulo, lar original de uma parcela significativa dos intérpretes e compositores do gênero. 
 
Dentre os homenageados, está o artista Tião Carreiro, nascido em Monte Azul/MG, mas que cresceu e passou a infância em Araçatuba. Carreiro foi um exímio violeiro e compositor, trabalhando em diversos sucessos de público e crítica, como a canção “Chora Viola”, presente no repertório do ConSertão.
 
Esta é a quinta e última apresentação do projeto em 2018. Durante o ano, a ação reuniu um público de mais de 10 mil pessoas, passando por Piracicaba, Barra Bonita, Paraguaçu Paulista e Araraquara.
 
Solistas e Orquestra
 
Cláudio Lacerda será cantor na apresentação junto ao intérprete Lula Barbosa. “O Lula foi convidado por ser um grande cantor e por ter um compromisso enorme com a cultura dos povos. Ele já participou dos meus discos e tenho muito respeito por sua trajetória e conquista. É um artista maravilhoso!”, diz Lacerda.
 
Os arranjos orquestrados do projeto foram produzidos pelo músico Neymar Dias, que assina a direção musical e se apresentou como solista de viola caipira nas apresentações anteriores.
 
Cláudio ainda conta: “Acho que todo cantor sonha em ser acompanhado por uma Orquestra. Eu sonho! Em 2010 formatei o projeto ‘Moda Sinfônica’ com o Quarteto de Cordas Mafra. Em maio de 2015, conversando com o Neymar Dias em uma boa mesa de bar, aumentei o tamanho do sonho e perguntei o que ele achava de um concerto com uma Orquestra, interpretando clássicos caipiras. Ele achou a ideia incrível e se ofereceu para escrever os arranjos. Quando falei o nome ConSertão, percebi que passamos a falar seriamente sobre o projeto. Lembrei do joseense Marcos Librantz, da Agência NTZ, especialista em projetos culturais, pois havia assistido a um curso com ele no Cultura e Mercado dias antes. Marcamos uma reunião, apresentei o projeto para ele e sua sócia Luciana Ciucci, e saí de lá com dois parceiros maravilhosos, que abraçaram a ideia e me ajudaram a realizar esse meu sonho!”.
 
No show de Araçatuba, o músico João Paulo Amaral é quem assume a viola caipira, um dos principais personagens da cultura do interior.
Pesquisador do instrumento há mais de quinze anos, João Paulo se destaca por propor novos caminhos para a música. Seu contato com o universo musical caipira começou na infância quando acompanhava o pai em cantorias. Pós-graduado pela Unicamp, atualmente é professor da Faculdade Cantareira e EMESP Tom Jobim. Além de sua carreira solo, é diretor da Orquestra Filarmônica de Violas e integrante do Conversa Ribeira.
 
A Orquestra Sinfônica de Piracicaba (OSP), conjunto de música erudita com maior tempo em atividade no país, com 117 anos de trajetória, participa de todas as apresentações, sempre sob regência do Maestro Luís Fernando Fischer Dutra.

SERVIÇO
CONSERTÃO – Araçatuba
Datas: 02 de dezembro de 2018 (domingo)
Horário: 19h30
Local: Praça Getúlio Vargas – Centro, Araçatuba/SP
Classificação: Livre
Entrada: Gratuita
Informações:
facebook.com/consertao
instagram.com/consertao.oficial


 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »