23/11/2018 às 15h09min - Atualizada em 23/11/2018 às 15h09min

CAGED aponta saldo negativo para o número de empregos em Salmourão no mês de outubro

No mês passado, foram contratadas formalmente 4 pessoas, enquanto um total de 69 foram demitidas no mesmo período

Lucas Reis, especial para o AtaNews
Foto: Lucas Reis
Foram divulgados os dados do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) do Ministério do Trabalho e Emprego e os números mostram que, para o mês de outubro, Salmourão registrou uma diminuição de 65 vagas de trabalho formal. No mês passado, foram contratadas formalmente 4 pessoas enquanto um total de 69 foram demitidas no mesmo período, perfazendo um saldo negativo de 65 vagas.

De acordo com informações do CAGED, foram 3 (três) dispensas sem justa causa, 4 (quatro) à pedido do próprio empregado e outras 62 (sessenta e duas) pelo motivo de término de contrato. Já no acumulado de janeiro a outubro de 2018, os dados do CAGED apontam que Salmourão registrou 180 admissões contra 141 desligamentos, mantendo um saldo positivo de 39 novas vagas. As informações apontam também para o caso de sete trabalhadores que conquistaram o primeiro emprego.

O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED) é o dispositivo legal utilizado pelo Ministério do Trabalho e Emprego para acompanhar a situação da mão de obra formal no Brasil, a fim de levantar dados de geração de emprego e desemprego no país. O CAGED foi instituído pela Lei nº 4.923, de 23 de dezembro de 1965, tornando obrigatória a comunicação por parte das empresas do registro de admissões e dispensa de colaboradores regidos pela Consolidação das Leis do Trabalho (CLT). Além disso, os dados oriundos do CAGED são utilizados com objetivo de conferência de vínculo trabalhista para fins de concessão de seguro desemprego.

A base de dados do CAGED é constituída pela identificação da instituição empregadora, nome dos colaboradores, cargos e outras informações gerais. A coleta desses dados é extremamente útil para a elaboração de pesquisas, análise do índice de desemprego, realização de estudos, projetos e programas ligados ao mercado de trabalho brasileiro. Por possibilitar a identificação dos segmentos de mercado produtivo que mais estão contratando e demitindo, o CAGED subsidia a tomada de decisões por parte do governo.

Com isso, o governo pode implementar programas para incentivar e impulsionar um determinado setor da economia, a exemplo da recente redução de impostos sobre veículos novos, feita para driblar a queda das vendas e, consequentemente, a demissão sumária de servidores do setor automobilístico.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »