AtaNews Publicidade 728x90
23/11/2018 às 11h11min - Atualizada em 23/11/2018 às 11h11min

Procon Araçatuba orienta sobre cuidados com Black Friday

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O Procon de Araçatuba alerta para o período da Black Friday, uma das principais datas de vendas dos comerciantes, em que são anunciados produtos com descontos progressivos.

Embora tenha chegado recentemente ao Brasil – a primeira ocorreu em 2010 – , a data é bastante aguardada por consumidores que esperam conseguir boas oportunidades de negócios.

O diretor do Procon Araçatuba, Eduardo Spegiorin, argumenta que nem sempre as empresas fazem promoções verdadeiras. “As primeiras edições da Black Friday no Brasil foram marcadas por muita ‘maquiagem’ de preço, o que consiste na elevação do preço do produto às vésperas e redução do mesmo na data da promoção, para ludibriar o consumidor com um falso desconto”.

Para coibir e punir essa prática, considerada abusiva pelo Código de Defesa do Consumidor, o Procon realiza acompanhamento dos preços dos produtos nas principais redes varejistas de Araçatuba nos meses que antecedem a Black Friday.

CONSUMIDOR

Spegiorin alerta que o consumidor também precisa ficar atento para que a compra não se torne uma frustração ou até mesmo um grande prejuízo.

Para evitar surpresas desagradáveis, o consumidor deve se planejar, deixar de comprar por impulso e pesquisar o preço do produto desejado ao longo dos últimos meses, para certificar-se de que o desconto anunciado realmente é vantajoso.

INTERNET

Para Spegiorin, os cuidados devem ser redobrados em compras no comércio eletrônico. Antes de concluir o negócio, o consumidor deve pesquisar a idoneidade do fornecedor e verificar se há reclamações em relação ao mesmo.

Ofertas recebidas por e-mail e aplicativos que contenham links de acesso aos sites das lojas e promoções também podem acarretar prejuízos ao consumidor.

“Esses links podem conduzir o consumidor a sites fraudulentos, que imitam as páginas de grandes redes de varejo. Além disso, preços muito abaixo da média praticada e sites que só aceitam pagamento através de boleto, também são indícios de fraude”.

O consumidor que se sentir prejudicado pode procurar o Procon de Araçatuba, que fica localizado no Atende Fácil, na rua Oscar Rodrigues Alves, 295, centro. Horário de funcionamento: segunda a sexta-feira, das 8h30 às 16h30.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »