AtaNews Publicidade 728x90
19/11/2018 às 16h13min - Atualizada em 19/11/2018 às 16h13min

Aterro sanitário de Penápolis recebe nota 9,7 da Cetesb

Assessoria de Imprensa
Após vistoria técnica da Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo), o aterro sanitário de Penápolis recebeu nota 9,7, em uma escala de 0 a 10. O órgão estadual avaliou o Índice da Qualidade de Resíduos (IQR) e Penápolis atingiu o melhor índice dos últimos anos. O aterro possui licença de operação até 2022.

Segundo dados da Cetesb, o índice que avalia a qualidade do tratamento dos resíduos foi crescente nos último anos. Em 2015, Penápolis recebeu a nota de 8,4.

Em 2016, nota 9, evoluindo para 9,4 em 2017. Segundo o presidente do Daep (Departamento Autônomo de Água e Esgoto de Penápolis), Edson Bilche Girotto, a nota 9,7, neste ano, atesta os cuidados ambientais na cidade.

“O município de Penápolis tem o compromisso de dar o destino final correto aos resíduos, dentro de diversos quesitos exigidos na planilha de avaliação da Cetesb, motivo pelo qual a nota do IQR foi positiva de acordo com o padrão exigido graças ao esforço da equipe do Daep”, destacou o presidente.

O Daep administra o saneamento ambiental em Penápolis, incluindo o aterro sanitário e outros serviços relativos aos resíduos sólidos. Entre eles, o lixo doméstico, resíduos industriais Classe IIB, animais mortos, resíduos de serviços de saúde, entulhos, além da coleta seletiva, realizada pela Corpe (Cooperativa dos Recicladores de Penápolis). 

O prefeito Célio de Oliveira enfatizou que Penápolis sempre foi pioneiro nos cuidados com o meio ambiente e saneamento básico. “O Daep tem a meta de agir de forma preventiva. Esta nota é uma consequência do trabalho contínuo e competente da autarquia”, afirmou o prefeito.

O aterro está localizado na Estrada Municipal Elpídio Aurélio Ferreira e recebe cerca de 37 toneladas por dia. Para manter a disposição de forma adequada, seguindo as normas ambientais, o Daep realiza a compactação e o recobrimento contínuo e imediato do solo. As atividades de manutenção e monitoramento são executadas continuamente durante todo o período de operação.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »