AtaNews Publicidade 728x90
19/11/2018 às 15h12min - Atualizada em 19/11/2018 às 15h12min

Manchas de sol na pele: O que fazer para evitar e como tratar?

Aprenda a proteger a pele contra o sol e evitar as manchinhas

Beleza Extraordinária
Foto: Reprodução
Sabe quando você pega muito sol e surgem manchinhas marrons na pele - principalmente no rosto, ombros, colo e mãos? Isso é bem comum e muitas pessoas confundem com sardas, mas as manchas de sol podem significar que você não está protegendo bem a sua pele contra os raios solares.

Se isso costuma acontecer com você, pode ser importante dar um pouco mais de atenção à proteção da pele quando estiver exposta ao sol. Quer entender por que essas manchinhas aparecem e o que você pode fazer para evitá-las - e disfarçar as que já surgiram? A gente conta tudo o que você precisa saber, vem conferir!

Resultado de imagem para MANCHAS DE SOL NA PELE

Resultado de imagem para MANCHAS DE SOL NA PELE



Como surgem as manchas de sol?

Elas são causadas pela exposição excessiva aos raios ultravioleta, geralmente sem proteção adequada. Embora sejam mais comuns em pessoas com a pele madura - quando ela começa a ficar mais suscetível à ação externa -, as manchinhas podem aparecer em pessoas de qualquer idade. Por isso, é importante sempre se proteger contra o sol.
 
É mais comum que elas apareçam nas partes do corpo que ficam mais expostas ao sol, como rosto, ombros, braços, mãos e colo. Mas algumas pessoas também podem ter manchas no tronco ou pernas. Elas surgem porque o sol aumenta a produção de melanina no local, criando bolinhas amarronzadas pelo corpo.

Resultado de imagem para MANCHAS DE SOL NA PELE

Resultado de imagem para MANCHAS DE SOL NA PELE



Como evitar que as manchinhas apareçam?

Não tem jeito: para evitar as manchinhas você precisa tomar cuidado com a exposição excessiva aos raios ultravioleta. Como não é possível se proteger totalmente do contato com o sol - e ninguém quer isso -, você pode tomar alguns cuidados para minimizar os efeitos nocivos. O principal deles é apostar no protetor solar como parte dos seus cuidados diários com a pele.

Mesmo nos dias nublados é importante usar protetor solar com FPS 30 ou superior no rosto e em todas as partes expostas do corpo. E, se for se expor ao sol por períodos mais longos, é muito importante reaplicar o produto a cada duas horas.

Além disso, vale a pena evitar ir à praia ou piscina nos horários em que o sol está mais forte. Se não der para fugir, não se esqueça de levar um guarda-sol, chapéu e óculos escuros: eles funcionam como uma barreira física e te protegem dos danos causados pelos raios solares.

Resultado de imagem para MANCHAS DE SOL NA PELE: O QUE FAZER PARA EVITAR E COMO TRATAR?

Resultado de imagem para MANCHAS DE SOL NA PELE: O QUE FAZER PARA EVITAR E COMO TRATAR?



Dá para minimizar as manchinhas já existentes?

Se as manchinhas já apareceram, você não vai conseguir eliminá-las totalmente. Mas é possível clarear bastante, deixando-as em uma cor mais próxima ao tom da sua pele. Para isso, utiliza séruns ou cremes hidratantes com vitamina C - um excelente antioxidante e antienvelhecimento - ou com ácido salicílico.

Existem também produtos específicos para o clareamento das manchinhas, mas eles devem ser indicados por um dermatologista. Se quiser minimizar a aparência das manchas de sol na pele, vale a pena marcar uma consulta com o especialista.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »