16/11/2018 às 15h38min - Atualizada em 16/11/2018 às 15h38min

Judô do Brasil abre Grand Prix de Haia com prata de Eleudis Valentim

Meio-leve fez final com a belga Charline Van Snick e conquistou a primeira medalha brasileira na competição, nesta sexta, na Holanda

CBJ
A judoca Eleudis Valentim garantiu a primeira medalha do Brasil no Grand Prix de Haia, na Holanda, nesta sexta-feira, 16, ao conquistar a prata na categoria meio-leve feminina (52kg). O ligeiro Felipe Kitadai também chegou às disputas por medalhas, mas ficou com o quinto lugar após perder o bronze para o campeão mundial Boldbaatar Ganbat, da Mongólia. 

Eleudis se apresentou em grande forma nas lutas preliminares, vencendo todos os quatro combates por ippon. Derrotou Amber Ryheul, da Bélgica, na primeira luta; Chelsie Giles, da Grã-Bretanha, nas oitavas; Reka Pupp, da Hungria, nas quartas; e passou por Astride Gneto, da França, na semifinal. 

A única derrota foi, justamente, na final, onde Eleudis acabou sofrendo um estrangulamento da belga Charline Van Snick, que ficou com o ouro. Essa foi a primeira medalha da brasileira na temporada 2018. Seu último pódio foi o ouro no Grand Prix de Zagreb, em 2017. 

Já Kitadai, abriu caminho com vitórias sobre Ivo Verhorstert, da Holanda, e Albert Oguzov, da Rússia. Nas quartas, o brasileiro sofreu um revés para o japonês Dai Aoki. Recuperou-se na repescagem contra Jorre Verstraeten, da Bélgica, mas acabou sofrendo um waza-ari na disputa pelo bronze com Ganbat.

Outros seis brasileiros também lutaram nesta sexta, mas não chegaram às medalhas. O ligeiro Phelipe Pelim chegou perto do bronze, mas terminou em sétimo ao perder a repescagem para o francês Romaric Bouda. 

No ligeiro feminino, Sarah Menezes venceu Ashlyn White, na estreia, mas caiu nas oitavas para a ucraniana Marina Chernyak, que foi a campeã da categoria. Nathália Brígida não passou por Aya Sakagami ainda na primeira luta. 

Além de Eleudis, o Brasil teve a jovem Larissa Pimenta, de 19 anos, no meio-leve feminino. Ela encarou a atual vice-campeã olímpica, Odette Giuffrida, da Itália, logo na primeira luta e perdeu no golden score nas punições. 

No meio-leve masculino, tanto Charles Chibana, quanto Daniel Cargnin pararam nas oitavas-de-final. Chibana caiu para Kiyotaka Kido, do Japão, e Cargnin foi superado pelo alemão Sebastian Seidl. 

Veja aqui os resultados completos do primeiro dia de Grand Prix de Haia.

 
PROGRAMAÇÃO


SEXTA-FEIRA, 16
Sarah Menezes (48kg), Nathália Brígida (48kg), Larissa Pimenta (52kg), Eleudis Valentim (52kg), Phelipe Pelim (60kg), Felipe Kitadai (60kg), Daniel Cargnin (66kg) e Charles Chibana (66kg).

SÁBADO, 17
Ketleyn Quadros (63kg), Yanka Pascoalino (63kg), Maria Portela (70kg), Ellen Santana (70kg), Eduardo Barbosa (73kg) e David Lima (73kg)

DOMINGO, 18
Samanta Soares (78kg), Rafael Macedo (90kg), Eduardo Bettoni (90kg), Leonardo Gonçalves (100kg) e Rafael Buzacarini (100kg).

HORÁRIOS
7h* - Preliminares
14h - Bloco Final
*Horário pode sofrer alteração após o credenciamento


TRANSMISSÃO AO VIVO

live.ijf.org / ippon.tv
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »