16/11/2018 às 14h58min - Atualizada em 16/11/2018 às 14h58min

Avaliação do Saresp será aplicada na rede pública municipal de Salmourão

É muito importante que as crianças não faltem no dia da aplicação das provas

Lucas Reis, especial para o AtaNews
Foto: Imagem Ilustrativa
As provas do SARESP 2018 estão sendo aguardadas pelos alunos da rede pública de ensino de Salmourão e também de todo o estado de São Paulo. Essa avaliação pretende fazer um diagnóstico da educação básica paulista em todos os municípios do Estado. O Sistema de Avaliação de Rendimento Escolar do Estado de São Paulo (Saresp) é uma prova organizada pela Secretaria Estadual de Educação.

As avaliações acontecem nos dias 27 e 28 de novembro de 2018, sendo que, na terça-feira do dia 27, os alunos trabalharão com a disciplina de Língua Portuguesa e no dia seguinte (28), as provas vão abordar conhecimentos sobre Matemática, para os matriculados nas séries do 3º e 5º ano.

De acordo com a professora Ana Paula Reis, que leciona para alunos do 3º ano do período da tarde, na EMEFI Stela Boer Maioli, os estudantes e professores estão muito focados para a realização da avaliação, com o objetivo de atingir a média do Saresp, e, neste ano, sob orientação dos coordenadores do exame, as provas serão aplicadas por professores alfabetizadores.

"A prova é muito importante, pois os resultados servem como parâmetro no desempenho do aprendizado, onde são avaliados os alunos, os professores e toda a rede de ensino. Também vale lembrar aos pais e responsáveis que é muito importante que as crianças não faltem no dia da aplicação das provas.", destacou a professora. 

Cada sala de aula onde acontecerá o Saresp contará com um professor aplicador, responsável por garantir a transparência do processo. Fiscais externos e representantes de pais também estarão presentes na escola nos dois dias de prova.

A prova também é aberta para escolas municipais, particulares, centros de educação tecnológica e SESI. As instituições só precisam manifestar interesse previamente e estar de acordo com os pré-requisitos, como ter pelo menos 18 alunos matriculados por ano/série.

Formato da avaliação
As crianças do 3º ano do Ensino Fundamental, antiga 2ª Série, terão três horas e meia para fazer as provas do Saresp. O formato é o seguinte:

- Língua Portuguesa: 8 questões dissertativas e 5 de múltipla escolha
- Matemática: 13 questões dissertativas e 5 de múltipla escolha
Os demais grupos de alunos terão que resolver uma prova com o seguinte formato:
- Matemática: 24 questões objetivas de múltipla escolha
- Língua Portuguesa: 24 questões objetivas de múltipla escolha


O Saresp é uma prova que vem sendo aplicada anualmente no estado de São Paulo desde 1996. Ele funciona como principal instrumento de avaliação da Secretaria da Educação. É através desse exame que se define o Índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo (Idesp). As escolas, cujos alunos apresentam bom desempenho no Saresp, são recompensadas, assim como os professores, que recebem bônus.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »