14/11/2018 às 14h26min - Atualizada em 14/11/2018 às 14h26min

Biometria passa a ser obrigatória para eleitores de Salmourão

Prazo se encerra no próximo dia 19 de dezembro e quem não realizar o cadastro terá o título cancelado

Lucas Reis, especial para o AtaNews
Prazo para cadastramento termina em 19 de dezembro - Foto: Lucas Reis
A Justiça Eleitoral informa aos eleitores de Salmourão que o cadastramento biométrico eleitoral passou a ser obrigatório para os eleitores do município e, informa ainda que, o prazo para que os eleitores realizam a biometria se encerra no próximo dia 19 de dezembro. Quem não fizer o cadastramento até o prazo determinado pela Justiça Eleitoral, terá o título de eleitor cancelado.

De acordo com Altemir José da silva, chefe do cartório eleitoral da cidade de Lucélia, que responde também pelos eleitores de Salmourão, de um total de 4.106 eleitores cadastrados, a justiça eleitoral já conseguiu realizar 3.134 cadastramentos até o presente momento, o que corresponde a 76,33%  do eleitorado salmoroense, restando ainda um total de 972 eleitores (23,67%) que estão pendentes com o cadastramento.

Altemir explica ainda que os eleitores de Salmourão que ainda não realizaram a biometria podem ficar despreocupados, pois ainda este ano, antes do encerramento do prazo, será realizada mais uma ação de cadastramento em forma de mutirão, com datas ainda a serem definidas pelo cartório eleitoral. O eleitor será fotografado e serão coletadas as impressões digitais dos dedos das mãos e a assinatura.

A biometria é uma tecnologia que confere ainda mais segurança à identificação do eleitor no momento da votação. Acoplado à urna eletrônica, o leitor biométrico confirma a identidade de cada pessoa por meio das impressões digitais, armazenadas em um banco de dados da Justiça Eleitoral e as transfere para as urnas eletrônicas. 

Até o momento, 14 municípios da região de Presidente Prudente já concluíram o cadastramento biométrico de seus eleitores: Caiabu, Indiana, Inúbia Paulista, João Ramalho, Junqueirópolis, Lucélia, Martinópolis, Mirante do Paranapanema, Piquerobi, Pracinha, Regente Feijó, Ribeirão dos Índios, Santo Anastácio e Taciba.

Os eleitores de Salmourão que já realizaram o cadastramento biométrico podem contar com a foto na versão digital do título de eleitor (e-Título), que foi lançado recentemente pela Justiça Eleitoral, podendo o mesmo substituir o título convencional no dia da votação. O eleitor que desejar, poderá baixar o aplicativo do (e Título) para celulares, smartphones e tablets na Google Play e também na AppStore.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »