AtaNews Publicidade 728x90
13/11/2018 às 15h53min - Atualizada em 13/11/2018 às 15h53min

Uso excessivo de smartphones e computadores acelera o envelhecimento da visão

CanalTech
Foto: Divulgação

O uso excessivo de aparelhos eletrônicos associado a dietas inadequadas e falta de proteção contra o sol pode acelerar o envelhecimento da visão. O oftalmologista Mário Filippo, da COI Oftalmologia, revela, em estudo, que problemas oculares podem acontecer em variados períodos da vida, mas que complicações costumam acontecer com mais frequência a partir dos 40 anos de idade.

O profissional conta que, com o passar dos anos, a musculatura da visão perde sua tonicidade e a contração do cristalino, conhecido como "lente natural dos olhos", começa a ser prejudicada. E o uso constante de dispositivos eletrônicos pode acelerar esse processo.

"Ao manter o foco em telas de aparelhos eletrônicos por longos períodos de tempo, os músculos oculares ficam muito tempo contraídos, e a recorrência desse hábito pode predispor a miopia em crianças e adolescentes", conta Fillipo. De acordo com um estudo publicado pela Associação Americana de Oftalmologia (AAO), cinco bilhões de pessoas terão algum tipo de problema de visão até 2050, sendo o equivalente à metade da população mundial.

O estudo ainda revela que manter-se olhando para uma tela por muito tempo faz com que os olhos pisquem menos, causando falta de lubrificação e secura, principalmente se exposto ao ar-condicionado. Recomenda-se, então, que o usuário tire o foco dos olhos dos aparelhos e os direcione para o horizonte para relaxar a musculatura. Também é indicado o uso de colírios lubrificantes ou lágrimas artificiais.

Outros fatores que podem prevenir a condição é uma alimentação balanceada, evitar o tabagismo, utilizar óculos de sol e fazer consultas a oftalmologistas ao menos uma vez por ano.
 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »