13/11/2018 às 14h34min - Atualizada em 13/11/2018 às 14h34min

Aprenda a receber bem os amigos para beber em casa

Tipo de evento vai definir a bebida a ser servida e os copos que serão usados

Revista Zapimóveis
Foto: Divulgação
Receber bem os amigos para beber não quer dizer que você precisa servir o melhor espumante francês, nas mais requintadas taças de cristal. Mais que isso, significa integrar, deixar as pessoas à vontade. Mas também não vai exagerar e oferecer cerveja de terceira linha em copos de requeijão. Veja as dicas das especialistas.

1 – Ambiente
A arquiteta Cristiane Schiavoni acha que não há um local certo da casa. “O ambiente ideal é o que for mais propício para integração, onde as pessoas possam ficar juntas” . Já a chef Paula Weber prefere espaços mais intimistas, como uma sala de estar menor, um escritório, sala da lareira ou varanda. “São ambientes gostosos, que deixam os convidados bastante confortáveis e à vontade”.


Foto: Cristiane Schiavoni Arquitetura – beber bem – crédito Carlos Piratininga

2 – Qual bebida?
Cada bebida combina mais com um determinado tipo de acompanhamento, detalha Paula. “Champagne pode ser servido com morangos e bolo. Já a cerveja vai super bem com pastelzinho e embutidos, como salsicha e linguiça. O vinho para queijos, frios e uvas e, com o uísque, um mix de nuts – nozes, castanha do Pará, amêndoas, pistaches e amendoins”.


Foto: Shutterstock

3 – Copos
Lembre-se que cada bebida tem um modo de servir. “O copo ou taça que não pode faltar é o adequado para a bebida. Se for vinho, é indispensável ter a taça própria, o mesmo para as tulipas de cerveja ou copos de uísque”, diz Cristiane.


Foto: Shutterstock


4 – Gelo
As duas profissionais concordam: para bebidas geladas o ideal é deixá-las dentro de baldes com gelo, próximos dos convidados, em mesas ou aparadores. Nada de fazer o pessoal ir buscar na geladeira.

5 – Descanso para copos
Use apenas se os copos forem colocados em cima de móveis de madeira, para não manchar. “E só para bebidas que fazem o copo suar, como cerveja ou água gelada. É deselegante usar descanso de copo com taças, toalhas ou jogos americanos”, ensina Cristiane.

6 – Sentados ou em pé?
“Para poucos convidados fica elegante todos poderem sentar. Agora, sendo uma quantidade maior, podem interagir em pé mesmo”, afirma a chef Paula Weber. A arquiteta Cristiane Schiavoni complementa. “Se for algo mais formal, é fundamental ter lugares suficientes. Em churrasco ou coquetel, não precisa”.


Foto: Shutterstock


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »