02/02/2018 às 14h33min - Atualizada em 02/02/2018 às 14h33min

Nutricionista tem dicas para o folião brincar o carnaval de forma saudável

Assessoria de Imprensa
Foto: Reprodução
Para muitos, o carnaval começa no sábado (ou antes) e só termina na quarta-feira de cinzas. Para outros, dura ainda mais que isso. Aguentar a maratona da festa do Momo requer do folião muita energia, disposição e uma alimentação e hidratação adequadas. Pra que você não desafine o samba e curta apenas o melhor desses dias, a DNA Empório tem dicas incríveis e produtos que são verdadeiros aliados dos foliões. Essas dicas serão dadas em uma palestra gratuita no dia 7 de fevereiro, às 20h. Haverá também uma degustação dos sucos Puro + durante a palestra.

Definir uma estratégia pode ajudar a prolongar a festa, além de evitar situações indesejadas, como mal-estar, fadigas intensas, câimbras e dores devido às longas programações de carnaval, além daqueles problemas que podem afetar diretamente o organismo relacionados à alimentação e ingestão de bebidas com teor alcoólico.

A nutricionista da DNA Empório Rio Preto, Madeline Quirino Mathias, dá algumas dicas para aproveitar melhor esse período carnavalesco.

"Tem que se preocupar muito com a hidratação. Bebidas isotônicas e água de coco são fundamentais. Como a atividade física é muito intensa, só a água não vai conseguir repor todos os sais que a pessoa precisa", orienta a nutricionista.

Segundo Madeline, a cada duas horas de atividades físicas tradicionais - ou neste caso de muita folia e dança - , recomenda-se uma reposição de sais minerais mais eficaz, com água de coco e isotônicos. "Até mesmo para evitar câimbras, fadigas e dores musculares", diz.

A nutricionista ressalta que o álcool desidrata assim que entra na corrente sanguínea. Uma forma de minimizar essa desidratação e evitar os efeitos desagradáveis da bebida pode ser, conforme a especialista, intercalar o consumo com água, sucos naturais e outras bebidas não alcoólicas.

O folião também deve prestar muita atenção na alimentação. Escolher os alimentos para os dias de folia requer primeiro saber o estado nutricional de cada um e aqueles que combinem melhor a geração de energia sem causar riscos ao organismo.

Uma dica é, antes de sair de casa para pular o carnaval, faça uma refeição reforçada. E por reforçada não quer dizer ingerir exatamente comer de tudo e principalmente itens muito ricos em gordura.

"Vitamina de frutas, pães, cereais, frios ou ovos. Alimentos que são ricos energeticamente, que têm carboidratos. Comer gordura vai aumentar a desidratação. À noite, opte por caldos ou sopas", indica a nutricionista.

O problema é quando o folião já está pulando nas ruas. Os alimentos disponíveis costumam ser ricos em gordura e frituras, além da falta de higiene.
"Procure observar a condição higiênica do local. Mandioca, milho e macarrão são boas alternativas e fontes de carboidratos. Se levar vegetais melhor. Açaí com frutas e granola também é uma boa opção", sugere Madeline.

Levar um lanche é uma boa saída para evitar a comida da rua. "Uma barrinha de cereal, biscoitos integrais, alimentos que não ocupem muito espaço. Sanduíche natural é problemático por conta do calor e da temperatura, fica difícil ter controle."

Queijos brancos, mix de castanhas, passa e amendoim, além de água de coco são boas pedidas para compor um lanchinho esperto. E se ainda quiser um pãozinho pra acompanhar, uma dica da DNA Empório do Riopreto Shopping é o pão de cabotiã sem adição de açúcar.  É nutritivo, gostoso e evita incorrer em certas tentações que podem custar caro mais tarde.

Dica da DNA Empório para a hidratação do folião:


Smoothie com manga, gengibre e cúrcuma

Ingredientes:
1 banana madura pequena
1/2 abacate
1 cenoura grande
1 manga
½ colher (chá) de cúrcuma
2 colheres (chá) de gengibre ralado
1 ½ colher (sopa) de suco de limão
½ xícara de leite vegetal ou água
2 colheres (sopa) de farinha de linhaça
1 pitada de pimenta preta para favorecer absorção da cúrcuma
Modo de preparo: bata tudo no liquidificador até consistência homogênea e cremosa. E pronto! Ajuda a turbinar a imunidade, é refrescante e hidrata.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »