AtaNews Publicidade 728x90
07/11/2018 às 14h28min - Atualizada em 07/11/2018 às 14h28min

Vice-prefeito e secretário de Saúde prestigiaram entrega do Diploma de Dentista Destaque do Ano

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O vice-prefeito de Birigui, Antônio Carlos Vendrame, o Carlito, e o secretário municipal de Saúde, Gilmar Trecco Cavaca, prestigiaram na noite desta terça-feira, dia 6 de novembro, a solenidade da Câmara Municipal que entregou o Diploma de Dentista Destaque do Ano.

Carlito Vendrame representou o prefeito Cristiano Salmeirão, ausente na solenidade em função de uma viagem para São Paulo. O vice-prefeito e o secretário de Saúde de Birigui fizeram parte da Mesa Diretora, que reuniu vereadores e os dois homenageados, os dentistas Pedro Angelo Cintra e Pedro Felício Estrada Bernabé.

“Pedrinho Cintra fez um ótimo trabalho como Secretário Municipal de Saúde e Pedro Bernabé deixa saudades e também fez um ótimo trabalho como prefeito municipal. São dois dentistas muito experientes, com carreiras brilhantes. Uma justa homenagem da Câmara”, comentou o secretário Gilmar Trecco Cavaca.

A homenagem ao Dia do Dentista foi instituída na Câmara de Birigui pelo vereador e dentista Eduardo Fonseca de Luca, o Eduardo Dentista, servidor público que atende na UBS do Jandaia.

Eduardo Dentista fez a entrega do Diploma de Dentista Destaque do Ano para Pedro Cintra. Já o ex-prefeito Pedro Bernabé recebeu seu diploma de Dentista Destaque do Ano das mãos do presidente da Câmara, vereador Valdemir Frederico, o Vadão da Farmácia.

PEDRO CINTRA – Pedro Cintra nasceu em 1949, natural de Buritama, mudou-se para Birigui ainda criança. Formou-se em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho, no ano de 1973. Realizou cursos de Mestrado, concluído em 1981 e Doutorado, concluído em 1987.

Em suas atividades profissionais foi Coordenador de Saúde Bucal do Município de Birigui de 1989 a 1992. Entre os anos de 1993 a 1996 e em 2005, exerceu o cargo de Secretário Municipal de Saúde. Também foi Secretário Executivo da Fundação Municipal de Ensino – FUMDEB de 2006 a 2013 e neste mesmo período foi responsável pela Direção da Fateb.

Atualmente atua no Centro de Especialidades Odontológicas – CEO em nosso município.

PEDRO BERNABÉ - Nascido em Birigui, em 1949, também é formado em Odontologia pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba - UNESP - Universidade Estadual Paulista Júlio de Mesquita Filho em 1970.

Foi contratado em concurso público pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba- UNESP no ano de 1971, na disciplina de Endodontia. Teve uma vida profissional ativa em Birigui entre os anos de 1971 a 1975 exercendo a profissão de cirurgião dentista com clínica instalada na Rua Osvaldo Cruz.
Após conclusão de seus cursos de Pós Graduação, deixou a clínica privada e se dedicou à vida acadêmica, como Professor Universitário, como pesquisador científico e exercendo trabalhos de extensão na comunidade.

Realizou cursos de Mestrado em Clínicas Odontológicas pela USP - São Paulo, concluído em 1976 e Doutorado em Diagnóstico Oral pela USP – Bauru, concluído em 1979. Através de concurso público obteve os seguintes títulos: Especialista em Endodontia pela UNESP, título de Especialista em Radiologia pela USP, título de Professor Livre Docente e título de Professor Titular. Na Faculdade de Odontologia de Araçatuba exerceu o cargo de Vice-Diretor de 1995 a 1999 e de Diretor entre os anos de 2007 a 2011.

Como Professor Universitário ministrou mais de 300 cursos e palestras, publicou mais de 150 trabalhos científicos em conceituadas revistas, no Brasil e também no Exterior, sendo até hoje a maior referencia em Cirurgia Parendodôntica, em função de suas pesquisas científicas inéditas nessa área cirúrgica.

Em seus 42 anos como professor da UNESP, formou milhares de cirurgiões dentistas durante o curso de graduação.  Foi responsável pela orientação de dezenas de Mestres e Doutores nos cursos de Pós-Graduação e orientou centenas de alunos dos cursos de Especialização e Aperfeiçoamento.

Durante a sua gestão como diretor da UNESP – Araçatuba, o Prof. Pedro Bernabé realizou, na época, diversas parcerias com a Prefeitura Municipal de Birigui, procurando colaborar com o diagnostico e sugestão na área da saúde bucal. Aposentou-se como Professor Titular da disciplina de Endodontia em Outubro de 2012 pela Faculdade de Odontologia de Araçatuba.

Durante 30 anos, prestou serviço voluntário gratuito realizando tratamento odontológico às crianças do antigo Lar José Maria Lisboa e aos pacientes internados do antigo Hospital Felício Luchini, ambos em Birigui.

Foi o fundador da Associação Paulista de Cirurgiões Dentista – APCD - Regional de Birigui no ano de 1982, tendo sido o seu primeiro Presidente. Exerceu a Vice Presidência do Conselho Curador do FUNDEB entre os anos de 1993 a 1996.

Recebeu centenas de homenagens de “Honra ao Mérito” oriundas de Classes de Serviços na área da Odontologia, Câmaras Municipais, entidades sociais, entidades filantrópicas e Faculdades e Associações Odontológicas do Exterior.

Foi eleito Prefeito Municipal da cidade de Birigui no ano de 2012, tendo exercido seu mandato entre os anos de 2013 a 2016.
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »