AtaNews Publicidade 728x90
06/11/2018 às 16h07min - Atualizada em 06/11/2018 às 16h07min

Após um ano da reforma trabalhista, Justiça registra queda no número de novos processos

Dados do TST mostram redução de conflitos, de queixas e de novos processos trabalhistas, além de maior eficiência da Justiça

Portal Brasil
Mudanças na legislação ajudaram a modernizar e melhorar mercado de trabalho - Foto: Marcello Casal Jr/Agência Brasil
Com a entrada em vigor da nova lei trabalhista, em novembro do ano passado, as relações entre trabalhadores e empregadores se tornaram mais harmônicas. Dados do Tribunal Superior do Trabalho (TST) mostram que houve uma redução no volume de novas ações e processos trabalhistas, além de aumento da eficiência da Justiça.

O texto que criou a nova lei trabalhista foi proposta pelo Governo do Brasil e amplamente debatido no Congresso Nacional. Parlamentares, trabalhadores e representantes de empresários participaram das discussões. O objetivo principal era modernizar a lei, adequá-la à nova realidade das relações de trabalho e tecnológicas, além de dar mais eficiência ao mercado brasileiro.

Dados da Coordenadoria de Estatística do TST indicam que, com o início da vigência do texto, os novos casos caíram de 289,7 mil, em novembro de 2017, para pouco mais de 89 mil, no mesmo ano. O último dado disponível mostra que em setembro deste ano havia 137,6 mil casos novos.

Após um ano da reforma trabalhista, Justiça registra queda no número de novos processos

Após um ano da reforma trabalhista, Justiça registra queda no número de novos processos



A queda no número de reclamações trabalhistas ajuizadas possibilitou que a Justiça do Trabalho conseguisse, também, dar andamento e reduzir a quantidade de processos antigos pendentes. Em dezembro de 2017, o número de casos nas Varas e nos Tribunais Regionais do Trabalho era de 2,4 milhões de processos aguardando julgamento. Em agosto de 2018, esse número caiu para 1,9 milhão de processos.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »