AtaNews Publicidade 728x90
05/11/2018 às 16h20min - Atualizada em 05/11/2018 às 16h20min

Em 3 anos de funcionamento, Centro de Castração já realizou quase 1,6 mil cirurgias em cães e gatos

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O Centro de Castração de Cães e Gatos da Prefeitura de Birigui realizou quase 1,6 mil cirurgias em três anos de funcionamento. Conforme balanço divulgado pelo CCVZ (Centro de Controle de Vetores e Zoonoses), de janeiro a outubro deste ano foram castrados 599 animais, sendo 132 cães e 467 gatos, entre machos e fêmeas.

“Em 2017 castramos 600 animais. Temos ainda dois meses de trabalho e vamos ultrapassar a marca de cirurgias realizadas no ano passado inteiro. Esse é um trabalho importante que fazemos para reduzir a taxa de natalidade e de animais domésticos errantes (abandonados)”, disse o chefe de seção do CCVZ, Ricardo Cabral, ao completar que em 2016 foram castrados 395 animais.

Oferecido sem nenhum custo, o serviço é destinado aos bichos de estimação inseridos no programa de adoção do Canil Municipal, adotados das associações protetoras e de famílias carentes do município. Além de Cabral, que é médico veterinário, o procedimento é realizado também pelo veterinário e diretor da Vigilância Sanitária, Ricardo Antonio de Oliveira.

A castração traz muitos benefícios. Nas fêmeas diminui o risco de tumores de mamas, útero e ovários; elimina a gravidez psicológica e leva à ausência do cio. Nos machos, diminui a existência de tumores de testículos e próstata, e geralmente leva o animal a ter um comportamento mais dócil. Além disso, evita a perpetuação de doenças genéticas, como a epilepsia e catarata juvenil.

SERVIÇO

O Centro de Castração de Cães e Gatos funciona no Canil Municipal, no bairro Cidade Jardim. Os munícipes que possuem animais que se enquadram no perfil do programa do município deve solicitar a castração no CCVZ, que funciona na praça Gumercindo de Paiva Castro, s/nº, Centro. Informações podem ser obtidas pelo telefone: (18) 3643-6233.
 
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »