AtaNews Publicidade 728x90
05/11/2018 às 15h07min - Atualizada em 05/11/2018 às 15h07min

Por que você não deve usar cotonetes?

Biologia Total
Foto: Divulgação
Por mais que passar o cotonete nas orelhas forneça uma sensação de enorme satisfação, médicos afirmam que a maioria de nós deveria parar de remover a cera que, se está lá, possui um propósito importante.

O aviso oficial emitido pela Academia Americana de Otorrinolaringologia, divulgou as diretrizes oficiais da cera de ouvido. Oi? É isso mesmo? Parece loucura, mas é verdade!

De acordo com as diretrizes, a cera que não causa sintomas ou que não bloqueia o canal auditivo, deve ser deixada “quieta”.

A função do cerúmen, a popular cera de ouvido, é dificultar a passagem da sujeira em nosso canal auditivo. Ela funciona como um agente antifúngico e antibacteriano. O que muitas pessoas não sabem, é que sozinha, ela se limpa.
No movimento que fazemos ao mastigar, uma nova pele empurra continuamente a cera antiga para fora do canal auditivo. Esse é um processo que acontece naturalmente (muitas vezes no banho), sem que você perceba.

O que costuma acontecer, é que ao tentar retirar a cera, as pessoas acabam por empurrá-la mais ainda, podendo bloquear completamente o canal auditivo. Cerca de 5% dos adultos bloqueiam o canal auditivo depois de “limpá-lo” excessivamente com cotonetes. O bloqueio do canal auditivo pode levar a dores na orelha, coceira, zumbido, perda de audição, odor e até tosses.

Quando isso acontece, a pessoa deve procurar um profissional para que ele realize a remoção da cera de forma segura e eficiente. Na maioria dos casos, deixar de usar o cotonete já resolve o caso.Pode piorar? Pode! Limpezas por conta própria podem ocasionar lesões no tímpano.

O tímpano é uma membrana fina que vibra quando o som o atinge, transmitindo os estímulos sonoros ao ouvido médio. A perfuração do tímpano causa dor, coceira, diminuição na audição, que podem vir acompanhados de um sangramento. Se a membrana do tímpano não se regenerar, o quadro pode ser corrigido por uma cirurgia.

Para prevenir esse tipo de situação e cuidar da sua saúde, a melhor alternativa é deixar a cera quieta, esperando que ela se ajeite. Não mexe com quem tá quieto...

Em vermelho, o tímpano. Créditos: Shutterstock

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »