AtaNews Publicidade 728x90
01/11/2018 às 14h26min - Atualizada em 01/11/2018 às 14h26min

Elza Soares chega a Araçatuba sábado, dia 3, para encerrar a 14ª edição do Festara – Festival de Teatro de Araçatuba

Sesc Birigui oferece programação para todos os públicos durante o fim de semana

Bruna Oliveira Martins
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Neste fim de semana, chega ao fim mais uma edição do Festara – Festival de Teatro de Araçatuba. Idealizado pela Associata (Associação dos Artistas Teatrais de Araçatuba e Região) em parceria com a Secretaria Municipal de Cultura de Araçatuba e o Sesc Birigui, o projeto abordou os diversos aspectos da cultura negra. 
Amanhã, dia 2, sexta, o grupo Clã do Jabuti apresenta o espetáculo Eleguá, menino e malandro na Praça Getúlio Vargas. Eleguá é um príncipe, cheio de ideias mirabolantes e muito esperto. Todo mundo tem medo das suas travessuras. Um dia, o garoto decide colocar o pé na estrada e descobrir o mundo. O que será que vai acontecer com ele? O público confere às 19h gratuitamente.
 
Para encerrar o festival, a mulher do fim do mundo chega a Araçatuba com o show A Voz e a Máquina. Na ocasião, Elza Soares interpretará clássicos de sua carreira, músicas lançadas recentemente e releituras repaginadas, como Computadores Fazem Arte, A Carne e Mulher do Fim do Mundo. Sábado, dia 3, às 21h, a Praça João Pessoa se transforma ao receber a cantora, que vai protestar em verso e prosa contra as mazelas da sociedade nas performances. A apresentação não é recomendada para menores de 14 anos.
 
Durante o fim de semana, o Sesc Birigui oferece atividades para todas as idades e gostos. Também no sábado, dia 3, a Cia. Som em Prosa narra a história de Hamlet, príncipe da Dinamarca que pretende vingar a morte de seu pai, morto pelo irmão Cláudio. Será que ele conseguirá superar o trágico ocorrido? Descobrirá quem estiver na Área de Convivência às 15h. A contação é gratuita e livre para todos os públicos.
 
No domingo, o grupo Trem das Onze traz o samba raiz em show que fomenta a importância da cultura brasileira. Às 11h, a música se espalha pela Área de Convivência e convida o público a se jogar no samba. É grátis para assistir.
 
O espetáculo Circo de bonecos ilustra a história de dois amigos que recriam o mundo do circo na sala de visitas por meio de fantasias e brincadeiras. A Cia Circo de bonecos aborda na montagem o brincar como elemento essencial na aproximação da cultura. Às 16h, no Teatro, a criançada se diverte na companhia dos garotos circenses. Os ingressos podem ser retirados na Central de Atendimento com 1h de antecedência.
 
Confira as atividades do feriado e fim de semana no Sesc Birigui:

espetáculo
Festara 2018
Eleguá, menino e malandro
Com Clã do Jabuti
Eleguá é um príncipe muito esperto. Todo mundo tem medo das suas artimanhas e malandrices de moleque. Mas um dia o menino botou o pé na estrada e foi descobrir o mundo.... Brincando e perambulando encontra lugares e pessoas para ajudar e ser ajudado, se apaixona, amadurece, ganha corpo e sabedoria ao longo das aventuras. Até que um dia decide voltar! Mas nem tudo está como era antes...
 
Brincando e perambulando encontra lugares e pessoas para ajudar e ser ajudado, se apaixona, amadurece, ganha corpo e sabedoria ao longo das aventuras. Até que um dia decide voltar! Mas nem tudo está como era antes...
 
Em dezembro de 2016 o grupo Clã do Jabuti é contemplado pela 5ª Edição do Prêmio Zé Renato de Teatro com o projeto "Eleguá, menino e malandro - circulação", com 22 apresentações, 3 mesas de debates e 4 oficinas na cidade de São Paulo; em 2017 e 2018 o grupo Clã do Jabuti realizou apresentações da peça "Eleguá, menino e malandro" em diversas unidades do Sesc SP. Ainda em 2017 o grupo é contemplado pelo PROAC 09/2017 com o projeto "Circulação Eleguá menino e malandro". E, 2018 recebe o PRÊMIO DE INCENTIVO AO TEATRO INFANTIL E JOVEM como melhor trilha original por "Eleguá, menino e malandro".  

Dia 2/11, sexta, das 19h às 20h
Praça Getúlio Vargas - Araçatuba
Livre
Grátis

 
bate-papo
Clube da Leitura
Mediação de Luana Garcia e Juliana Pinheiro Sanches
O Clube da Leitura convida os participantes a uma roda de conversa e discussão acerca de obras clássicas do pensamento humano, objetivando o desenvolvimento do hábito da leitura, interpretação de texto e senso crítico.
 
Próximo encontro:
3/11: Ensaio Sobre a Cegueira, de José Saramago
 
Luana Garcia é formada em Ciências Sociais, especialista em Ensino de Sociologia e mestre em Ciências Sociais pela Universidade Estadual de Londrina. Atualmente é professora coordenadora do núcleo pedagógico da diretoria municipal de Birigui-SP.
 
Juliana Pinheiro é licenciada em Letras, especialista em teorias linguísticas e ensino pela Unesp de Araraquara. Atualmente é professora de Língua Portuguesa no Instituto Noroeste de Birigui.

Dia 3, sábado, das 14h às 18h
Sala Múltiplo Uso 2
A partir de 12 anos
Grátis
É imprescindível a leitura das obras na íntegra. Trazer o livro e/ou anotações importantes para acrescentar ao encontro.

 
contação de história
Conta Shakespeare: Hamlet
Com a Cia. Som em Prosa
Dois contadores de história narram a tragédia de Hamlet de forma divertida e musical, não deixando de contar e evidenciar a genialidade do autor Shakespeare. Com clima de suspense criado com efeitos eletrônicos, os contadores convidam o público a conhecer a história do príncipe da Dinamarca que conquistou e continua conquistando gerações.
 
A Cia. Som em Prosa é formada por Ana Antunes (atriz/contadora) e Túlio Crepaldi (ator/contador/músico), pesquisadores do ato de contar histórias musicadas, com a singularidade de canções especiais para cada história. Suas apresentações têm percorrido unidades do Sesc.
Dia 3/11, sábado, das 15h às 15h45
Área de Convivência
Livre
Grátis
 
show
Festara 2018
Elza Soares
A voz e a máquina
O show de Elza Soares encerra o FESTARA - Festival de Teatro de Araçatuba. Uma sequência de mapping projeções embala efeitos de samples, loops, drum machines, synths e a voz processada, desconstruída e reconstruída pelas máquinas musicais. A Voz e a Máquina reúne clássicos de carreira da artista, além de hits do momento em releituras descoladas como Computadores Fazem Arte, A Carne, Mulher do Fim do Mundo, Saltei de Banda e outros sucessos da música popular brasileira. O show ganha nuances ainda mais emocionantes quando Elza Soares protesta em verso e prosa contra as mazelas da sociedade em músicas como Não Recomendado.
 
FESTARA 2018
O Festival de Teatro de Araçatuba é uma realização da ASSOCIATA (Associação dos Artistas Teatrais da Região de Araçatuba) e da Prefeitura Municipal de Araçatuba e conta com o apoio cultural do Sesc Birigui. Confira a programação completa na página Festara - Festival de Teatro de Araçatuba, no Facebook.
 
Dia 3/11, sábado, às 21h
Praça João Pessoa - Araçatuba (SP)
Não recomendado para menores de 14 anos
Grátis
 
oficina
Vestir e voar
com Magê Blanques
Vestir e Voar é uma oficina em que crianças e pais criam juntos fantasias de voar. A oficina propõe criar a partir de materiais diversos, como tecidos, papéis e sucatas, objetos de voar inspirados nos sonhos de cada criança.
 
Magê Blanques é atriz, arte-educadora, figurinista e contadora de histórias. Formada em Artes Cênicas pela USP, atua no teatro de grupo paulistano desde 2002. Desde 2007 desenvolve trabalho como figurinista para teatro, contação de histórias, dança e cinema. Em seu trabalho como arte-educadora, já passou por diversos projetos, trabalhando com primeira infância, crianças de todas as idades, adolescentes e adultos. Mais especificamente no Programa PIÁ, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, desenvolveu um trabalho de interlinguagens com crianças de várias idades, onde desenvolveu a prática de trabalhar a fantasia e o vestir-se nos processos pedagógicos, em diálogo com jogos teatrais e contação de histórias.

Dia 3/11, sábado, das 13h às 16h
Dia 4/11, domingo, das 10h às 13h
Espaço de Tecnologias e Artes (ETA)
A partir de 7 anos
Grátis - Inscrições pelo Portal Sesc (vagas limitadas).

 
show
Trem das Onze
O Trem das Onze traz a alegria e o ritmo do samba raiz, em um show com o propósito de levar ao público em geral, a importância da cultura brasileira. A apresentação integra o projeto Compassos, que tem por objetivo apresentar grupos musicais cujo repertório é um convite para diversos ritmos dançantes.

Dia 4/11, domingo, das 11h às 13h
Área de Convivência
Livre
Grátis

 
espetáculo
Circo de bonecos
Com Cia Circo de bonecos
O espetáculo Circo de Bonecos conta a história de dois amigos que decidem brincar de circo na sala de visita, recriando o mundo maravilhoso do circo dentro do universo das fantasias e brincadeiras infantis. Em um ritmo rápido e contagiante, as brincadeiras e atividades infantis se transformam em números circenses e os números tradicionais e grandiosos do circo, dão lugar a trapalhadas entre os dois amigos.
 
No pano de fundo, com muito humor, o Circo de Bonecos abre a discussão sobre questões importantes: o brincar é elemento essencial na apropriação da cultura e na atribuição de novos significados a ela. Circo de Bonecos é um espetáculo criado para divertir e emocionar toda a família, exatamente, como uma tarde no circo!

Dia 4/11, domingo, das 16h às 17h
Teatro
Livre
Grátis - Retirada de ingressos com 1h de antecedência.

 

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »