AtaNews Publicidade 728x90
01/11/2018 às 08h31min - Atualizada em 01/11/2018 às 08h31min

Cemitérios recebem atividades no feriado de Finados

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
O feriado de Finados, celebrado no dia 2 de novembro, contará com programação especial nos cemitérios de Araçatuba. A estimativa é de que mais de 25 mil pessoas visitem os locais entre sexta-feira (2) e domingo (4).

Na manhã do feriado, às 07h30, será celebrada missa no Cemitério da Saudade. No cemitério Recanto da Paz, a missa acontecerá a partir das 08h. Logo após as celebrações, haverá a apresentação do coral da Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias.

Durante todo o dia, das 08h às 17h30, será feita uma ação de divulgação dos serviços do Centro de História da Família (CHF) no Cemitério da Saudade. A programação é coordenada pela mesma Igreja de Jesus Cristo dos Santos dos Últimos Dias por meio de voluntários do Programa Mãos que Ajudam que estarão em vários locais do cemitério da Saudade e convidarão os visitantes a conhecerem a nova sede administrativa onde estarão instalados painéis, computadores e também equipamentos que já foram utilizados para pesquisa de dados genealógicos no passado.

No local será possível conhecer o sistema Family Search, sociedade responsável pela digitalização dos dados dos cemitérios municipais de Araçatuba cujos dados já se encontram disponibilizados e acessíveis via internet. Haverá orientação de como iniciar a pesquisa de dados genealógicos para elaborar a história familiar cujo conceito vai além da construção de uma árvore genealógica. Além dos dados como: nome completo, local e data de nascimento, local e data de falecimento, nome do cônjuge e filhos, a história da família procura conhecer características pessoais, realizações, desafios enfrentados ao longo da vida, registros fotográficos e audiovisuais quando possível, relatos de pessoas que o (a) conheceram, resgatar o maior conjunto de dados de cada ente falecido para que as gerações conheçam quem foram os seus antepassados e o legado que eles nos deixaram.

No cemitério Recanto da Paz, será celebrada a missa pela manhã e não haverá outras atividades no decorrer do dia. Os dois cemitérios funcionarão das 06h30 às 18h no feriado.

VISITAS

Os túmulo que, geralmente, são mais visitados no feriado de Finados são o da criança Laila Ganani, que morreu, em 1935 engasgada com uma pipoca; do padre Osvaldo Lima, que morreu em 23/03/1994 e do Monsenhor Vitor Ribeiro Mazzei, que morreu em 07/09/1960.

O cemitério da saudade é referência porque tem sepultadas pessoas que fazem parte da história de Araçatuba, como João Arruda Brasil, Marcos Cardassi, João Laluci, João Jorge Rezek, Alfredo Garildi, Marcos Manfrinati, Caram Rezek, Antônio de Freitas Menezes, dr. Waldir Felizola de Moraes.

A capela do Cemitério da Saudade já foi enfeitada para a celebração da missa no feriado.
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »