AtaNews Publicidade 728x90
30/10/2018 às 16h28min - Atualizada em 30/10/2018 às 16h28min

Com 88 horas de programação, Flibi se consolida como um dos maiores eventos literários da região

Assessoria de Imprensa
Com 88 horas de programação, Flibi se consolida como um dos maiores eventos literários da região
A edição comemorativa dos cinco anos do Flibi (Festival Literário de Birigui) atingiu o objetivo de levar o público a uma rica experiência colaborativa, consolidando o evento como um dos maiores festivais literários da região. Em cinco dias, foram oferecidas 53 atrações gratuitas, totalizando 88 horas de programação, com 8.950 pessoas alcançadas.



Realizado de 17 a 21 deste mês, o Flibi foi organizado pela Prefeitura de Birigui, por meio da Secultur (Secretaria de Cultura e Turismo), com o apoio do ProAC (Programa de Ação Cultural) e parceria cultural do Sesc Birigui. O festival teve como principal missão promover e incentivar o hábito pela leitura, o acesso aos livros, à cultura e educação.



O evento contou ainda com o patrocínio do Supermercado Rondon e Guaraná Paulistinha, além do copatrocínio da Pé com Pé; Sameka e DLS Comunicação. O projeto teve também o apoio de grandes instituições como a APAA (Associação Paulista dos Amigos da Arte), Poiesis, Oficinas Culturais, MIS (Museu da Imagem e do Som), Metapalma, Sperta Motos, IFSP e Sinbi.

O prefeito Cristiano Salmeirão comemorou o sucesso do festival. “Tivemos o melhor festival dos últimos anos, com consolidadas produções literárias e novas produções artísticas. Agradeço, especialmente, a equipe técnica do Flibi que se empenhou muito para que tivéssemos um grande evento, o Sesc Birigui e todas as instituições e empresas patrocinadoras e apoiadoras”, disse.

PROGRAMAÇÃO

Durante os cinco dias do festival, o público pôde desfrutar de bate-papos e mesas literárias com nove autores brasileiros nacionais e 11 regionais, espetáculos teatrais e circense, shows musicais, sete sessões de contação de histórias, lançamento de seis livros de autores locais e dez oficinas formativas. Além disso, houve a doação de mil livros.



Marcaram presença os escritores Eda Nagayama, Ricardo Ramos Filho, Reynaldo Damazio, Eduardo Guimarães, Geruza Zelnys e youtuber Jout Jout. Houve contações de histórias com Markito Alonso, Cia. Artes Negus e Cia. Apocalíptica, teatros com a atriz Juliana Calligaris e Cia do Polvo, e show com Baião de Spokens e Karina Buhr e a Banda Mais Bonita da Cidade.



“Concluímos a quinta edição do Flibi com o nosso objetivo atingido; de ter a literatura, a educação e as artes em um ambiente de convívio e experiências colaborativas. O formato em que as atividades ocorreram e com a promoção de um espaço de diálogo qualificado com o público, gerou um material concreto e, a partir dele, construiremos o próximo festival”, adiantou o diretor-geral do Flibi, Paulo Bernardes.

 

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »