AtaNews Publicidade 728x90
19/10/2018 às 08h52min - Atualizada em 19/10/2018 às 08h52min

Festival premia vencedoras e finalistas do 2º Concurso Flibi de Poesia em cerimônia no Sinbi

Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
As alunas Lorena Gonçalves Pereira, do 4º ano da escola municipal Prof. José Sebastião Vasques Calçada, e Giovana Stabile Marchetti, do 6º ano da escola estadual Profª Izabel de Almeida Marin, foram as vencedoras do 2º Concurso Flibi de Poesia. A premiação aconteceu na noite desta quarta-feira (17 de outubro), durante a abertura oficial do Flibi (Festival Literário de Birigui).

A cerimônia contou com a presença do prefeito Cristiano Salmeirão; do presidente do Sinbi (Sindicato das Indústrias do Calçado e Vestuário de Birigui), Samir Nakad; do secretário municipal de Cultura e Turismo, Elder Scanferla; do secretário de Expediente e Comunicação, Tiago Lotto; do diretor-geral do Flibi, Paulo Bernardes, além de professores e diretores das escolas.

“Se queremos entender uma cidade e um país, temos que primeiro conhecer a sua história e cultura. E uma das formas de fazer isso é por meio dos livros. Esse festival existe para incentivar as pessoas a terem o hábito pela leitura e democratizar o acesso aos livros, à cultura e educação”, destacou Salmeirão, ao agradecer todos os parceiros envolvidos na realização do Flibi.

PREMIAÇÃO

O concurso foi voltado para os alunos dos 4º anos das escolas municipais e dos 6º anos das escolas estaduais do município, que produziram poesias com o tema “Identidades e Narrativas”. “Nosso principal objetivo foi estimular o hábito pela leitura, proporcionar conhecimento e promover o engajamento das crianças no processo de escrita criativa”, explicou o diretor-geral do Flibi.

Os finalistas foram premiados com kits de livros. Já as duas vencedoras fizeram a leitura dos seus textos e ganharam também um tablet. As poesias foram avaliadas por uma banca, levando-se em consideração os seguintes critérios: atendimento ao tema e ao gênero textual; criatividade; originalidade e aspectos linguísticos.

Lorena, de 10 anos, escreveu a poesia intitulada “Tudo que está dentro de mim”, onde falou sobre os seus sentimentos, desejos e expectativas para o futuro. Aluna aplicada em sala de aula, ela conta que não teve dificuldades em escrever o texto. “Gosto muito de ler e escrever, mas nunca imaginei que poderia ganhar. Foi uma grande surpresa e estou muito feliz”, disse.

“Identidade” foi o título dado por Giovana, de 12 anos, para a poesia que escreveu retratando sua própria personalidade. Ela contou que não esperava ganhar o concurso e que agora pretende continuar escrevendo poesias e até histórias. “Definitivamente não achei que ganharia pela quantidade de participantes, mas compensou muito”, comemorou.

FINALISTAS

Os demais finalistas do concurso foram: Vitor Marciano Teixeira, Mariana Gomes Pintos e Luana Borborema Nascimento (ambos da escola Leonor Chaim Cury), Ana Júlia Pinheiro e Júlia Eduarda Marques da Silva (Roberto Clark), Ágatha de Castro Mantovani (Ruth Pintão Lot), Luara de Paula Gonçalves e Aaron Kenzo Hukuda (Vicente Felício Primo), Rayssa Giordana e Camily da Silva (Izabel de Almeida Marin).
 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »