AtaNews Publicidade 728x90
16/10/2018 às 12h10min - Atualizada em 16/10/2018 às 12h10min

Chefia ou liderança, qual a melhor opção para motivar a sua equipe?

Hoje é comemorado o Dia do Chefe

Bárbara Maria
Educa n+ Brasil
Foto: Divulgação
Liderança não é sinônimo da palavra chefia. Em tese, esses dois conceitos podem até serem considerados parecidos. Mas, na prática, possuem grande diferença. Hoje (16.10), é comemorado o Dia do Chefe - conhecido também como NationalBoss Day ou Bosses Day. Porém, mesmo tendo uma data para homenagear em reconhecimento à dedicação para com a empresa e seus funcionários, o consenso hoje é que o melhor mesmo é ser um líder.

Manda quem pode e obedece quem tem juízo. Certamente, você já ouviu esse ditado. Apesar do mesmo ser usado, na maioria das vezes, em tom de brincadeira, é o que melhor define o conceito de chefia. Um chefe, vive cercado pelo estereótipo de “mandão”, daquele que está à frente de um cargo que exige respeito e impõe hierarquia e autoridade.

Ao contrário do chefe, o líder busca sempre inspirar e motivar seus colaboradores. Um líder terá empatia e proximidade com os seus funcionários, chamando-os pelo nome e criando uma certa “intimidade”. Ele sabe que o sucesso da empresa depende de um bom desempenho por parte de cada funcionário, por isso, sempre faz questão de usar o pronome “nós”.

Um mau chefe pode ocasionar vários problemas ao funcionamento de uma empresa, afetando os funcionários de maneira que eles se sintam estressados, diminuindo sua produtividade e a eficiência no trabalho. Ser um bom chefe, realmente, nem sempre é uma tarefa simples, mas não é impossível. Com motivação é possível atingir esse objetivo e até superar metas juntamente com a equipe.

Dia do Chefe

Esta data surgiu, originalmente, nos Estados Unidos, Canadá e Lituânia, locais onde o Dia do Chefe costuma ser mais comemorado. Esse dia também visa fortalecer o relacionamento entre o patrão e seus empregados. Uma curiosidade: caso esta data caia em um fim de semana, o Dia do Chefe passa a ser celebrado no dia útil de trabalho a seguir, que pode ser 17 ou 18 de outubro.

Enquanto alguns acreditam que a liderança é dom que portanto, algumas pessoas já nascem com ele; outras preferem acreditar que esta qualidade pode ser desenvolvida. Se você identifica em si mesmo características como atitude, proatividade e determinação, pode ser dar bem em algumas profissões, entre elas:

Coach de Carreira, Gestor de Pessoas, Analista de Marketing e Administrador. A notícia boa é que você pode investir em uma destas carreiras economizando. O Educa Mais Brasil oferece bolsas de estudo de até 70% para você começar uma graduação em alguma dessas áreas. Não perca tempo! Acesse o site do Educa Mais Brasil e confira todas as oportunidades disponíveis na sua região.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »