AtaNews Publicidade 728x90
15/10/2018 às 11h12min - Atualizada em 15/10/2018 às 11h12min

Esap realiza campanha Águas de Chuva não é Esgoto

Moradores de Duplo Céu recebem orientações sobre como adequar as interligações de esgoto na rede coletora do Distrito

João Vitor Boni
Assessoria de Imprensa
Foto: Divulgação
Os moradores de Duplo Céu recebem no decorrer deste mês visitas de colaboradores da Esap para alertar que o despejo da água pluvial não pode ser feito na rede de esgoto dos domicílios e estabelecimentos comerciais como tem acontecido em parte dos imóveis do Distrito.

Essa prática é prejudicial por causar danos às redes de esgoto e ao funcionamento da Estação de Tratamento de Esgoto Duplo Céu inaugurada no ano passado.

Isso acontece porque a tubulação foi construída para receber quatro litros de esgoto por segundo, quando chove esse volume sobe para 10 litros, podendo estourar as tubulações das redes coletoras e, além disso, esse aumento desproporcional da vazão, impacta no processo de tratamento do esgoto.
 
Durante a construção da Estação, foi firmada uma parceria entre a concessionária e a Prefeitura de Palestina. Na ocasião, todos os imóveis receberam gratuitamente o serviço de interligação do esgoto dos vasos sanitários e dos chuveiros na rede coletora, com isso as fossas, antes utilizadas pelos moradores, foram eliminadas.
 
Na época, a Esap orientou a população  sobre a importância de fazer ligações independentes: uma para o esgoto da pia e do tanque com interligação nesta nova rede; e outra apenas destinada à água da chuva com destino para as guias das calçadas, porém 30% não fizeram essa adequação, prejudicando o restante dos moradores.
 
Para quem ainda não se regularizou, é importante procurar um profissional para a execução do serviço, que é de responsabilidade do  morador. "A rede de esgoto não tem capacidade para suportar o volume da água gerado pelas chuvas e está de acordo com o Decreto Estadual 5.916/75, artigo 13, que diz ser expressamente proibida à introdução direta ou indireta de águas pluviais nos ramais de esgotos sanitários", alerta a gerente operacional da Esap, Mirian Sampaio.

 
Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »