AtaNews Publicidade 728x90
31/01/2018 às 11h40min - Atualizada em 31/01/2018 às 11h40min

5 dicas para garantir a segurança das informações que você disponibiliza em aplicativos

Especialista em segurança cibernética dá dicas de como se manter seguro enquanto usa o celular.

BBC Brasil
A partir do momento em que você permite o acesso às suas informações pessoais em aplicativos, a empresa pode fazer 'praticamente o que quiser' com elas. ( Foto: Divulgação)

Nos últimos dias, mapas feitos com base em informações divulgadas por aplicativos de exercícios físicos revelaram informações de deslocamento de tropas militares americanas em países como Síria, Afeganistão e Iraque. Mas, afinal, o que os seus dispositivos dizem sobre você?

Consultamos a especialista em segurança cibernética Mariella Thanner para dar dicas de como proteger seus dados.

Ela explica que, a partir do momento em que você permite o acesso às suas informações pessoais em aplicativos, a empresa pode fazer "praticamente o que quiser" com elas.

Os seus dados estão seguros quando você os informa em aplicativos?

Tudo depende de quem é você e de quais informações você compartilha. Se você é um policial militar, por exemplo, gostaria que alguém soubesse onde você foi correr hoje de manhã?

Ou gostaria que um estranho soubesse o nome e idade dos seus filhos?

Sempre que você baixa um aplicativo no celular e aceita os termos e condições de uso fornecidos pela empresa, ela está autorizada a fazer praticamente o que bem entender com os seus dados.

A companhia pode, por exemplo, compartilhar seus dados com terceiros, para que outras empresas ofereçam anúncios direcionados a você.

Por isso, é muito importante que você saiba quais dados está entregando e o que isso pode causar. A especialista em segurança cibernética ensina como proteger seus dados em cinco passos:

Cuidado com o localizador do celular

Desligue o localizador do seu celular. Isso significa que os aplicativos instalados só poderão rastrear sua localização enquanto você estiver usando o programa.

Cuidado ao baixar aplicativos

Faça downloads apenas pela App Store do seu sistema operacional e tenha certeza de que ele esteja sempre atualizado.

A atualização constante do programa não lhe garante apenas mais ferramentas e funcionalidades, mas também que seu aparelho terá as últimas novidades em termos de segurança.

Apague aplicativos

Exclua todos os aplicativos que você não usa mais.

Apague também as contas relacionadas a ele. Para isso, você precisa abrir o aplicativo, excluir sua conta e depois arrastar e jogar o aplicativo na lixeira.

Tenha certeza de que os arquivos associados à conta também foram apagados.

Autenticação em dois fatores

Use autenticação em dois fatores. Isso significa que, mesmo que outra pessoa tenha seu nome de usuário e senha, não consiga fazer o login na sua conta porque há uma segunda camada de proteção.

Sempre que usar um wifi público, lembre-se que isso é algo comparado a você sair de casa sem trancar a porta.

Use uma rede virtual privada (VPN)

Dê preferência a uma rede virtual privada (virtual private network, VPN). Isso cria uma espécie de túnel de segurança para que outros usuários e dispositivos conectados à mesma rede não possam ver o que você está fazendo e assegura que eles não possam interceptar o tráfico e roubar seus dados.
 

 

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »