AtaNews Publicidade 728x90
09/10/2018 às 15h26min - Atualizada em 09/10/2018 às 15h26min

Fitagem: o que é, como fazer em casa e dicas

Aprenda a definir os cachos com os truques da técnica de texturização

Beleza e Saúde
Foto: Reprodução
Para manter os cabelos cacheados e crespos sempre hidratados e sem frizz é preciso dedicação constante. Mas a correria do dia a dia nem sempre colabora com o tempo disponível na agenda.

E é aí que entra a fitagem: com essa técnica, é possível garantir cachos definidos por mais dias. Confira o passo a passo e todos seus benefícios.

O que é fitagem?
A fitagem é uma técnica de finalização usada para definir os cabelos ondulados, cacheados e afros. Além disso, é muito usada por quem está passando pela transição capilar - processo em que as mulheres abandonam procedimentos químicos (alisamento e relaxamento) para recuperar o cabelo natural.

De modo geral, a fitagem consiste em separar mechas do cabelo e aplicar leave-in ou creme sem enxágue com a finalidade de proporcionar alta definição para os cachos por vários dias. O melhor de tudo é que pode ser feita em casa sempre que for necessário deixar os fios com mais curvatura e volume.

Para quem a fitagem é indicada?
A fitagem é indicada para todos os tipos de cachos e cabelos crespos, mas a dica de ouro é que você encontre o finalizador ideal para o seu cabelo. Assim, a técnica caseira pode definir melhor a ondulação dos fios, sem deixar com aquele aspecto de frizz.

Se você é iniciante nesse processo, é provável que a fitagem seja um pouco demorada nas primeiras vezes. Mas basta treinar por alguns dias que a prática vem com o tempo. Quando menos esperar, a fitagem pode se tornar uma alternativa rápida de finalização dos cachos.

Tipos
Existem três tipos mais comuns dessa técnica, que são:

Fitagem tradicional: com os dedos, o cabelo é dividido em partes iguais para, na sequência, receber o leave-in ou creme sem enxágue. O próximo passo é passar os dedos entre as mechas e fazer movimentos para comprimir os cachos e depois soltá-los. Algumas pessoas preferem utilizar um pente com cerdas largas em vez dos dedos, que também é indicado.

Fitagem estruturada: esse tipo é parecido com o tradicional, só que um pouco mais demorado por utilizar mais produtos nos fios para garantir efeito mais ondulado. Ao dividir o cabelo em quatro partes, separe cada mecha atenciosamente. A indicação do hairstylist Sergio Werner, do salão Werner Coiffeur, é aplicar óleo vegetal - pode ser o de coco - nos fios e massagear cada mecha. Em seguida, borrife um leave-in próximo a raiz e use um creme para pentear enluvando mecha por mecha. Quando os fios estiverem secos, use um ativador de cachos para finalizar e ajudar na fixação.

Apesar de levar mais tempo para ser feita, a técnica tem maior durabilidade, fazendo com que você economize tempo ao longo da semana para definir os cachos.

Plopping: segue os mesmos passos da fitagem tradicional - a única diferença é que pede o uso de uma camiseta de algodão presa na cabeça de forma que "abafe" os cabelos, com a finalidade de aumentar o volume dos fios e diminuir o frizz. A camiseta só é retirada depois que o cabelo estiver seco.

Passo a passo
Aprenda a fazer a fitagem tradicional em casa com esse passo a passo simples e prático indicado pelos especialistas.

Primeiro passo: lave os cabelos com água fria e xampu para cabelos cacheados ou crespos. Após a higienização, fica a seu critério aplicar condicionador ou uma máscara de tratamento ainda no banho, antes de iniciar a fitagem.

Segundo passo: ainda com os fios úmidos, divida o cabelo em quatro partes, duas na posterior e duas nas laterais. Essa divisão facilitará a prática de fitagem, garantindo que consiga fazer o processo em todo o cabelo.

Se o cabelo for denso e tiver cachos mais abertos, faça a fitagem desconstruída,que massageia os fios com mechas maiores. "A fitagem não forma cachos, e sim ajuda a mantê-los definidos e a eliminar o frizz", explica o hairstylist Sergio Werner.

Terceiro passo: comece pela nuca separando uma mecha fina. Aplique o finalizador de sua preferência (o equivalente a uma colher de sopa). Com os dedos ou pente de cerdas largas, penteie os fios, começando pelas pontas até a distância de um centímetro da raiz, distribuindo o creme por toda a extensão, enluvando os fios. Amasse a mecha em direção ao couro cabeludo, solte-a sem tocá-la novamente. Faça o mesmo sucessivamente até terminar todo o cabelo.

"Se o cabelo for fino e não tiver volume, o ideal é usar produtos à base de ceramidas e óleo. Para quem tem o cabelo mais denso e sem muita definição, os produtos à base de óleo ajudam a definir", exemplifica Wesley Nobrega.

Quarto passo: existem duas opções de secagem após o procedimento, que são deixar o cabelo secar naturalmente ou com ajuda de um difusor em temperatura média ou fria. "Se quiser mais volume, mantenha o secador próximo da raiz. Se quiser mais definição, mantenha o secador próximo do comprimento e pontas", explica o hairstylist Wesley Nobrega, do salão Allummê Sallon.

Lavagem dos cabelos
Os especialistas indicam lavar bem os cabelos antes de realizar a técnica. Se você pretende fazer uma fitagem que dure mais dias, é necessário aplicar mais de um produto nos fios - e, se estiverem sujos, podem ganhar um aspecto pesado e ficar sem definição.

"A fitagem faz os cachos durarem por vários dias, mas, se quiser mantê-los por mais tempo sem lavar, o indicado é umedecer os cabelos com umidificador para cachos e repetir o passo a passo", recomenda Priscila Reis.

O hairstylist Wesley Nobrega explica que é sempre bom manter o equilíbrio entre fitagem e higienização dos fios, para que assim você não tenha uma sobrecarga de produtos no cabelo e acabe gerando irritações no couro cabeludo - como as indesejadas caspas - além de danos no comprimento e nas pontas.

Vantagens de fazer fitagem
A fitagem é uma técnica que garante definição e melhor distribuição do produto no cabelo. Dependendo do finalizador usado no processo, você consegue:

Proteger o fio de raios UVA e UVB
- Alta definição dos cachos
- Brilho
- Maciez
- Volume.
- Duração da fitagem


A fitagem pode durar de dois a cinco dias, dependendo do nível de oleosidade natural que o seu couro cabeludo produz.

Além disso, a duração da fitagem depende bastante dos cuidados que você tem com os fios. Primeiro é importante saber qual seu tipo de cacho para, em seguida, escolher produtos destinados a ele.

Para melhor duração da texturização é recomendado o uso de leave-ins concentrados com manteigas e óleos - além de gelatinas capilares, mousses, óleos finalizadores e umidificadores.

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »