09/10/2018 às 09h10min - Atualizada em 09/10/2018 às 09h10min

AEAN promove curso de gestão para engenheiros e arquitetos

Objetivo foi tornar o profissional liberal um gestor eficiente do seu próprio empreendimento

Assessoria de Imprensa
Karol Verri

 A AEAN (Associação dos Engenheiros e Arquitetos da Alta Noroeste) promoveu nos dias 04, 05 e 06 deste mês o curso "Gestão eficaz de escritórios de engenharia e de arquitetura". O objetivo foi apresentar para os profissionais liberais ferramentas e conceitos que os ajudem a administrar corretamente o seu próprio negócio. O curso foi ministrado pelo professor universitário Ênio Padilha, que é especialista na área de gestão de escritórios e possui mais de 10 livros publicados e 45 mil exemplares vendidos. O tema central das obras dele são é justamente a gestão de carreira e administração de escritórios de arquitetura e engenharia.

Padilha afirma que um dos principais desafios que os profissionais liberais encontram quando decidem montar o seu próprio negócio é a remuneração inicial insuficiente, que tende a durar de um a dois anos. Nessa fase, muitas vezes a receita do profissional é menor do que ele poderia ganhar trabalhando como funcionário. "Essa renúncia inicial de remuneração é um investimento que poucos aceitam por muito tempo. Outros desafios são a inexperiência gerencial e a falta de conhecimento sobre finanças, gestão de recursos humanos e sobre marketing, que sejam direcionados especificamente para escritórios de engenharia e de arquitetura", explicou.


Foto: Ênio

Ao ser questionado sobre quais são as principais dicas que daria para os profissionais querem montar o seu próprio negócio, Padilha afirmou que é preciso analisar com carinho e boa vontade o modelo de negócio de sociedade entre profissionais, pois, nesse caso, é possível dividir tarefas, responsabilidades e angústias. "Faça um bom plano de negócios (business plan), já que ter um bom planejamento é essencial para que o negócio dê certo. Desde o início, separe as contas pessoais das contas do escritório e tenha total controle financeiro. E faça marketing de longo prazo, estabeleça estratégias para obter resultados em seis meses, dois anos, cinco anos e dez anos", finalizou.

Para a presidente da AEAN, Gisele Sartori Bracale as palestras e cursos, como esse ministrado pelo Ênio Padilha, são primordiais para a atualização profissional. "Assim, ficamos preparados para atender às necessidades e a concorrência do mercado atual", comentou.

AEAN

A AEAN atua para que os atuais sócios, e os futuros profissionais, possam estar cada vez mais capacitados e atentos às novidades da área tecnológica. Outra preocupação é com a conduta ética dos profissionais, cobrada pelo sistema CONFEA/CREA. É imprescindível prestar um serviço de qualidade e bom desempenho para a sociedade. A entidade foi fundada em 1965, e está localizada na avenida Antônio Pavan, 75, no bairro Icaray, em Araçatuba (SP).

Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Moeda Valor
Servidor Indisponível ...