AtaNews Publicidade 728x90
08/10/2018 às 10h48min - Atualizada em 08/10/2018 às 10h48min

Grupo Esparrama inicia celebração dos seus 5 anos com Teatro na Janela no Dia das Crianças

Para marcar o início da celebração de cinco anos do Grupo Esparrama, no Dia das Crianças o grupo realiza uma apresentação especial de seu famoso Teatro na Janela no Minhocão!

Luciana Gandelini
Assessoria de Imprensa
Foto: René Misumi

Esparrama pela Janela marca o início da Celebração de cinco anos do Grupo Esparrama

 

No início de 2013 o Grupo Esparrama estreou o seu primeiro trabalho, o espetáculo 2POR4, e em novembro desse mesmo ano abriu uma janela de criatividade em pleno Elevado Presidente João Goulart, o Minhocão - apelido dado ao viaduto pelos paulistanos. Nascia aí um projeto que promoveria um grande encontro da arte com o espaço público de São Paulo, ganharia a simpatia da população e seria um dos protagonistas pela grande transformação desta região do centro da cidade.  

 

Cinco anos depois, em tom celebrativo, o Grupo Esparrama volta apresentar Esparrama pela Janela, primeiro espetáculo criado para este espaço não convencional: a janela de um apartamento localizado em frente ao Minhocão. Numa experiência muito diferente o público se acomoda no asfalto para assistir ao espetáculo que é realizado na janela do terceiro andar de um edifício, a cerca de dez metros de distância do viaduto.  

 

O espetáculo Esparrama pela Janela conta a história de um morador do Minhocão, que cansado do caos e barulho da cidade que entram pela sua janela, resolve subverter o ambiente em que vive e para transformar tudo em música e poesia. A partir desta transformação, um universo mágico se estabelece e personagens fantásticos tomam conta deste espaço e dão vida ao famoso teatro na janela, que vem atraindo milhares de pessoas aos finais de semana para o Minhocão, buscando um pouco de arte e cores em meio à cidade cinza.

 

Após reunir mais de 20 mil pessoas, durante esses cinco anos de trajetória ocupando espaços públicos através da arte, o grupo inicia uma grande comemoração, que será marcada por uma série de atividades.

 

A apresentação do espetáculo Esparrama pela Janela é o abre alas de um conjunto de ações comemorativas, entre elas, a Circulação do Projeto Naveganças, contemplado pelo EDITAL PROAC Nº 09/2018 – Circulação de Artes Cênicas para Rua, da Secretaria da Cultura do Estado de São Paulo. Com este projeto o grupo realizará apresentações do espetáculo Navegar (fruto de um período de escutas e vivências com crianças de diferentes territórios) nas oito cidades do Estado de São Paulo que são signatárias da Carta das Cidades Educadoras (São Paulo, São Carlos, São Bernardo do Campo, Santo André, Santos, Sorocaba, Mauá e Guarulhos). O grupo promoverá ainda uma imersão da população de cada uma dessas oito cidades no universo de sua pesquisa sobre o que as crianças pensam, como sentem e como vivem o espaço urbano, através da instalação da Exposição "Navegar: Uma Expedição por Imaginários" e, complementando a circulação, oferecerá oficinas para professores da rede pública.

 

Em um curto período de tempo, o grupo revisita parte de seu repertório e amplia a sua pesquisa sobre as Cidades Educadoras, visitando lugares emblemáticos do Estado de São Paulo no que diz respeito a coexistência das crianças no espaço público e do pensamento da cidade como potencial educativo.

 

Sobre o Grupo Esparrama
 

Formado por Iarlei Rangel, Kleber Brianez, Ligia Campos e Rani Guerra, o Grupo Esparrama ganhou notoriedade com o seu Teatro na Janela, trazendo a discussão da relação entre arte e cidade também para o público infantil.

 

Com o projeto ainda sendo realizado de forma independente, foi contemplado com importantes prêmios do teatro: Prêmio FEMSA de Teatro Infantil e Jovem (Categoria Revelação – pela direção - e Prêmio Crystal Eco de Sustentabilidade) e o Prêmio da Cooperativa Paulista de Teatro, na categoria Melhor Ocupação de Espaço.

 

Em 2014 o grupo foi contemplado com projeto Janelas do Minhocão no programa Rumos Itaú Cultural, que culminou na criação de seu segundo espetáculo de janela Minhoca na Cabeça. Em 2015, foi contemplado com o Prêmio Zé Renato.

 

Com o projeto NAVEGAR, que foi contemplado na 29ª edição do Fomento ao Teatro, da Secretaria Municipal de Cultura de São Paulo, o grupo promoveu oficinas, temporadas de apresentações e realizou "expedições" com crianças de diferentes territórios para, junto delas, pesquisar o imaginário infantil sobre a cidade. O material que surgiu a partir desta troca de experiências é o que o público poderá conferir na exposição Navegar - Uma Expedição por Imaginários e também no espetáculo Navegar, que fazem parte das ações de comemoração dos cinco anos do Grupo Esparrama.

 

Mais informações você encontra na página: facebook.com/esparrama

 

Esparrama pela Janela
com Grupo Esparrama

Um morador de um dos prédios do Minhocão, cansado de tanto barulho da cidade, resolve transformar o caos que entra pela sua janela em música, a partir desta subversão se estabelece um universo mágico protagonizado por personagens fantásticos: a menina/princesa que mora num prédio/castelo; o palhaço que dá vida ao casaco de sua amada; o seresteiro gigante; o esportista dançarino, as fofoqueiras da janela e até mesmo uma família de monstros. Por meio de muita risada e poesia essa turma mostra outras possibilidades de enxergar o caos da cidade.

Duração: 45 minutos

Quando: 12 de outubro de 2018 - Horário: 16h00

Local: No Minhocão (Elevado Presidente João Goulart), altura do número 158 da Avenida Amaral Gurgel, entre as alças de acesso do Metrô Santa Cecília e a Rua da Consolação

Classificação: Livre
 

No caso de chuva, o espetáculo não acontece.


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »