AtaNews Publicidade 728x90
05/10/2018 às 15h09min - Atualizada em 05/10/2018 às 15h09min

Pele oleosa: um guia completo com tudo o que você precisa saber

Dicas de mulher
Foto: Imagem Ilustrativa
Ter uma pele sequinha e ao mesmo tempo hidratada nem sempre é uma tarefa fácil, principalmente para quem tem a pele oleosa. O brilho excessivo, que é mais marcante na zona T – nariz, testa e queixo – pode incomodar e aparecer em outras partes do rosto. Além disso, cravos e espinhas são mais frequentes em quem conta com essa característica.

Esse é um problema que pode ter diversas causas. Com alguns cuidados especiais, mudanças de comportamento e com o uso de produtos específicos para o seu tipo de pele, é possível obter a textura desejada, uma pele hidratada e saudável ao mesmo tempo. Para entender um pouco mais sobre, as dermatologistas Camila Almeida Saab e Fernanda Caldeira respondem algumas dúvidas.

Causas



- Excesso de produção de sebo: a pele fica oleosa quando há um excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas, segundo Camila. Com isso, pode ocorrer o aparecimento de cravos e espinhas.

- Genética: cada indivíduo tem sua produção de sebo “programada” pela genética, afirma Fernanda.

- Meio ambiente: países e ambientes com altas temperaturas também contribuem para que a oleosidade da pele aumente.

- Comportamento: o uso excessivo de maquiagens e cosméticos, assim como a prática de atividades físicas, alimentação e uso de alguns medicamentos também podem contribuir para o aumento da oleosidade da pele.

A pele oleosa pode ser o resultado da combinação dos fatores citados acima ou até mesmo ser causada por apenas um deles isoladamente. Independente de qual seja o seu caso, é importante saber as características desse tipo de pele.

Pele oleosa: características



Camila destaca que “a pele oleosa é identificada pela maior produção de sebo pelas glândulas sebáceas, demonstra, em geral, superfície mais espessa, brilho excessivo, principalmente na zona T. Os poros são mais dilatados devido à oleosidade excessiva. Tem mais probabilidade de apresentar cravos e espinhas”.

- Brilho excessivo: com uma superfície mais espessa e uma maior produção de sebo, a pele fica com um aspecto brilhoso.

- Poros dilatados: os poros se abrem para que a secreção oleosa produzida pelas glândulas sebáceas sejam eliminadas pela superfície da pele.

- Crises de acne: a produção exagerada de sebo também contribui para o aparecimento de espinhas, pois assim, a proliferação de bactérias é facilitada, o que causa a inflamação dos folículos.

Cuidados com a pele oleosa



Com algumas dicas e cuidados, mesmo tendo uma pele oleosa, é possível evitar o brilho excessivo e até mesmo o aparecimento de espinhas. Confira abaixo:

1. Use filtro solar adequado

É preciso usar um filtro solar adequado para o seu tipo de pele, pois o produto deve aderir bem à sua pele, além de conter substâncias que ajudam a controlar a oleosidade.

2. Limpeza correta
Quem tem a pele oleosa não precisa lavar o rosto várias vezes ao dia, mas, na verdade, usar sabonetes ou outros produtos que sejam específicos para o seu tipo de pele. O indicado é que a limpeza seja feita no máximo 3 vezes por dia. Além disso, o uso de sabonetes comuns podem aumentar a oleosidade da pele, pois a fricção estimula as glândulas sebáceas.

3. Fuja da água quente
Lavar o rosto com água quente também auxilia no processo de produção de sebo, assim como banhos quentes e muito demorados. Já a água fria, ajuda a reduzir a oleosidade.

4. Mantenha a franja limpa
A oleosidade do cabelo pode ser passada para a pele, por isso, caso você tenha franja, deve mantê-la sempre bem limpa ou até mesmo evitá-la.

5. Cuidado com a maquiagem
A maquiagem abafa a glândula sebácea, por isso, quando você usa produtos deste tipo no rosto, a produção de sebo aumenta. Quando for se maquiar, é preciso limpar bem a pele antes e após o seu uso.

6. Evite leite e derivados
O leite e seus derivados contribuem para a produção de óleo das glândulas sebáceas, por isso, é bom que sejam evitados por quem tem esse tipo de pele. Um exemplo é relacionar o consumo de chocolate com o aparecimento de espinhas, o que acontece com a versão ao leite e não com as que têm alto índice de cacau.

7. Controle a oleosidade
Conheça produtos que sejam ideais para o seu tipo de pele e siga os passos acima, assim, será possível ter uma pele mais saudável e com um aspecto mais sequinho.

Cuidar da pele oleosa não precisa ser uma tarefa muito difícil e, agora que você já conhece as características e como deve ser feito o tratamento com esse tipo de pele, o processo fica ainda mais fácil.



Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »