AtaNews Publicidade 728x90
04/10/2018 às 15h01min - Atualizada em 04/10/2018 às 15h01min

Batata duquesa ao molho: o acompanhamento perfeito.

A Receitaria
Foto: Reprodução
O acompanhamento de um prato é essencial para uma boa experiência de paladar, no entanto, decidir essa combinação pode ser complicado. Ou você conta com clássicos como arroz, legumes no vapor e salada ou tenta criar algo mais elaborado, que, por sinal, pode ser até mais complicado de fazer do que o prato principal. A receita que mostraremos a seguir traz um método simples e surpreendente para você levar para a mesa um acompanhamento delicioso, fácil e recheado de sabor. Confira!

Ingredientes:

Para o molho:


óleo
1 cebola picada
1 cenoura picada
1 colher de sopa de molho de tomate
1 colher de sopa de tomilho
100 ml de vinho tinto
200 ml de caldo de carne
6 g de amido de milho
água


Para o purê:

1,4 kg de batata cozida
100 g de manteiga
100 g de cream cheese
4 gemas
sal e pimenta
½ colher de chá de noz-moscada
ovo batido


Preparo:

1. Esquente o óleo em uma panela e refogue a cenoura com a cebola. Adicione o molho de tomate (ou extrato, para mais consistência) e o tomilho e misture. Acrescente o vinho tinto e ferva antes de abaixar um pouco o fogo e adicionar o caldo de carne. Cozinhe por 20 minutos. Misture o amido com um pouco de água, para dissolvê-lo, coloque-o no molho e deixe ferver mais uma vez.

2. Peneire o molho e o distribua em uma forma de gelo. Congele.

3. Cozinhe as batatas e amasse-as. Adicione manteiga, cream cheese, as gemas e os temperos e misture com um batedor manual. Passe o purê para um saco de confeiteiro com bico estrela.

4. Em um tabuleiro forrado com papel manteiga, faça montinhos de purê em espiral, como mostra o vídeo. Coloque um cubo de molho congelado no meio e cubra-o com mais batata, formando uma pequena torre. Repita o processo até usar todos os cubos.

5. Leve o tabuleiro ao congelador por 30 minutos e depois pincele as torres com ovo batido.

6. Coloque o tabuleiro em forno preaquecido a 200 ºC e asse por 25 minutos.


Dica: Sirva essas deliciosas batatas duquesa com cenouras na manteiga como acompanhamento de um bom filé.

Estas batatas são tão saborosas que você pode até considerar fazê-las como prato principal. Você também pode usar sua criatividade e alterar o sabor do cubo de molho. As opções são infinitas e agradam a qualquer gosto. Bom apetite!


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »