AtaNews Publicidade 728x90
30/01/2018 às 11h12min - Atualizada em 30/01/2018 às 11h12min

Café: uma Paixão com Muitos Benefícios à Saúde!

Beleza e Saúde
Foto: Reprodução

Você ainda acha que tomar café faz mal? Pois saiba que o consumo do café de boa qualidade pode trazer muitos benefícios à saúde, conforme uma quantidade enorme de pesquisas mais modernas.

Propriedades do Café

O café é rico em antioxidantes. Essa ação irá inibir inflamações e reduzir o risco de doenças cardiovasculares e outras doenças inflamatórias prolongadas.

A substância mais abundante no café é a cafeína. Essa substância é da família da Metilxantina e é importante porque tem um efeito estimulante sobre o sistema nervoso central e está associada à melhora no estado de alerta, na capacidade de aprendizado e resistência ao esforço físico. Saiba mais sobre a cafeína.

Possui ação antibacteriana, antiviral e anti-hipertensiva. Contém algumas vitamina do complexo B, que estão associadas ao bom funcionamento do sistema nervoso.

Contém potássio, zinco, ferro, magnésio, diversos minerais em pequenas quantidades e a famosa cafeína. Ainda possui aminoácidos, proteínas, lipídeos, além de açúcares e polissacarídeos. Segundo o site da ABIC, o principal segredo é que o café possui uma enorme quantidade de polifenóis antioxidantes, chamados ácidos clorogênicos (que também ajuda na perda de peso).

O café ajuda no desempenho mental?

Após estudos, pesquisadores chegaram à conclusão de que o café pode potencializar a qualidade no trabalho, tanto em termos de produtividade quanto em termos de resultados. Uma simples xícara é capaz de mudar o expediente de um profissional, fazendo com que ele trabalhe mais e melhor. A bebida melhora a capacidade de realizar atividades complexas, que demandam tomada de decisão e planejamento. Também melhora a memória, a concentração e ainda aumenta a eficiência das atividades.

Ao acordar e tomar a tradicional xícara de café, você está tomando uma dose de energia diária. O café aumenta o ânimo e a disposição para cumprir as atribuições profissionais, evitando o surgimento de sonolência e distração, além de aumentar o estado de alerta, melhorar o humor e a motivação.

O café é uma bebida que aumenta vigilância visual e auditiva, melhora a velocidade de reação, otimiza a precisão em tarefas complexas, melhora a aprendizagem e auxilia no desempenho da memória de curto prazo. Como se não bastasse, a cafeína causa efeitos sensoriais responsáveis pelos mecanismos de prazer e motivação, tão fundamentais no ambiente de trabalho. O café é, sem dúvida nenhuma, um alimento funcional capaz de melhorar a qualidade de vida das pessoas em vários aspectos, incluindo o físico, mental, social e profissional.

Supercombinação: Café + Soneca

Todo mundo sabe que o café deixa a gente mais produtivo e alerta. Mas qual a relação do café com o sono?

Existe uma forma de potencializar ainda mais o efeito de uma boa xícara de café graças à relação entre a bebida, o sono e um neuromodulador chamado adenosina.

Ao tirar uma sonequinha de 20 minutos, acordamos bem e dispostos. Ao dormir mais tempo que isso, é provável que você acorde mais sonolento, indisposto e cansado.

O sono é dividido em duas fases, uma mais leve e outra profunda. Nós não entramos em sono profundo automaticamente. Primeiro, adormecemos naquele sono leve (quando ocorrem os sonhos) e só depois substâncias do corpo são liberadas para nos “dopar” de forma a cair no sono profundo.

Uma soneca curta — de 20 minutos — é incapaz de nos jogar no sono profundo. É por isso que o rápido cochilo nos deixam mais bem-dispostos e um período mais extenso de sono pode nos deixar para baixo, caso seja interrompido.

Se você estiver sonolento, deve tirar uma soneca ou tomar um café? Resposta: ambos! Tome um café e imediatamente vá tirar uma soneca de até 20 minutos. No momento que vc acordar, a cafeína vai estar começando a fazer o seu maior efeito. O resultado na clareza mental e nível de produtividade é incrível, experimente!

Benefícios do Café

  • Melhora a energia e a concentração: O principal componente do café é a cafeína. Esta substância quando consumida em doses baixas a moderadas tem ação estimulante. Assim, o sono diminui e a energia aumenta.
 
  • Atua na prevenção do câncer: Com a ingestão de duas xícaras por dia, pode diminuir a incidência do câncer de mama, da faringe, próstata e fígado. Por ser rico em antioxidantes, ajuda a evitar a degradação e alteração das células. Prevenindo, assim, o surgimento de mutações que podem resultar em tumores.
 
  • Alivia o estresse:  O café  e sua cafeína ajudam a melhorar o humor, aliviar o estresse e ainda garante mais desempenho no tempo de reação, memória e raciocínio.
 
  • Melhora a pele e os cabelos: O café possui polifenois e antioxidantes (responsáveis por atrasar o processo de envelhecimento). Além de ajudar na saúde, os extratos do grão são os mais utilizados na produção de cremes antirrugas. Saiba mais em cafeína e a beleza.
 
  • Ajuda no desempenho físico: O café irá ajudar as pessoas a terem mais pique para praticar exercícios físicos. A bebida irá estimular a ação dos músculos durante exercícios prolongados, que passam a utilizar a gordura como fonte de energia em vez de açúcares encontrados nos carboidratos. Reduz a sensação de fadiga, melhorando o rendimento físico.
 
  • Estimula a digestão: Mesmo sendo um sucesso absoluto depois do almoço, poucos sabem que o café é recomendado para estimular a digestão. A bebida estimula os intestinos, aumentando assim o movimento gastrointestinal e facilitando a digestão.
 
  • Facilita o emagrecimento: Diversos estudos apontam que o consumo de café contribui para a perda de peso. Isto ocorre porque a cafeína presente na bebida faz com que ela tenha uma ação termogênica, aumentando o gasto calórico. Além desse estímulo extra, o café ajuda na liberação de ácidos graxos da gordura estocada no corpo, em termos mais simples, a queima de gordura.
 
  • Faz bem ao coração: Beber café ajuda a proteger o coração porque é rico em antioxidantes que previnem doenças cardiovasculares como infarto, e seu efeito no aumento da pressão sanguínea é mais encontrado em pessoas sensíveis à cafeína, que fumam ou que já têm diagnóstico de pressão alta.

Como consumir o café?

Não existe uma quantidade certa para cada pessoa. Uns tomam pouco café e já sente alguns efeitos colaterais e outros tomam bastante café e só se sentem bem. Uma quantidade adequada de café normalmente varia de 1 a 3 xícaras de 100 ml por dia.

Para ter o efeito benéfico do café, é preciso estar atento a algumas informações:
 

- Preferencialmente comprar café orgânico. O café comum vendido nos supermercados infelizmente contém muito agrotóxico.

- Comprar o café em grãos e moer em casa. Dessa maneira você vai preservar todos os nutrientes, antioxidantes e o sabor. Ao comprar o café moído, além de correr o risco de já estar oxidado, pode conter substâncias indesejadas misturadas ao pó.

- Tomar o café sem açúcar. Isso pode parecer impossível para alguns, mas com alguns dias sem colocar o açúcar, já fica difícil voltar para o café doce. Quando o café é de boa qualidade, o sabor do açúcar só atrapalha (ou seja, o açúcar normalmente é usado para mascarar café ruim).
 

Após aberta a embalagem, moa a quantidade para alguns dias e coloque o pó em um pote vedado exclusivo e guarde preferencialmente na geladeira, para evitar a oxidação.

Ao preparar o café é importante observar a qualidade da água. Ela deve ser filtrada (o cloro prejudica o sabor) e a temperatura precisa estar em torno de 96 graus (quase em ponto de fervura). O consumo do café precisa ocorrer logo após o preparo, isto porque 30 minutos depois de pronto ele já começa a perder o aroma, sabor e nutrientes.

Qual a dose ideal?

Realmente não existe uma quantidade certa que valha para todo mundo. Uns tomam pouco café e já sente alguns efeitos colaterais e outros tomam bastante café e só se sentem bem. O excesso de café varia de pessoa para pessoa, para alguns o excesso pode ser até 2 xícaras e para outros mais de 5 xícaras.  O importante é conhecer sua própria individualidade e estar atento a problemas de saúde específicos.

Problemas com o Excesso de Café

O excesso de café pode levar a alguns problemas de saúde. A mucosa do estômago pode ser prejudicada por grandes quantidades da bebida. Devido à cafeína presente no café, pode ocorrer o aumento da frequência cardíaca.

Gestantes devem evitar o consumo de cafeína, isto porque a bebida aumenta as secreções gástricas e também faz com que o risco de refluxo seja maior. Além disso, existe a possibilidade da cafeína afetar o bebê. Crianças também deve evitar o consumo em excesso da bebida devido à irritação que ela pode causar no estômago.

O excesso também pode causar nervosismo, dor de cabeça, batimento cardíaco rápido e insônia. O ideal é nunca tomar café à noite para não prejudicar o sono (o efeito da cafeína pode durar até 6 horas em pessoas mais sensíveis).

 

 


Link
Tags »
Notícias Relacionadas »
Comentários »