10/01/2022 às 14h51min - Atualizada em 10/01/2022 às 14h51min

5 dicas para melhorar as finanças da sua família

Descobrir como economizar dinheiro enquanto cuida de uma família não é uma tarefa simples, mas é totalmente possível melhorar as finanças.

Hoje em dia, existem diversas opções de soluções que proporcionam economia para a casa.
 
Por exemplo, é possível fazer compras em mercado delivery e economizar com gasolina e até mesmo ter acesso a cupons de desconto.
 
Desde o momento que um casal decide ir morar juntos, até quando eles precisam pagar a faculdade dos filhos, tudo envolve grandes gastos que devem ser organizados.
 
Mesmo que você não tenha um filho, vale a pena pensar em maneiras de economizar dinheiro nas despesas familiares.
 
Mas, afinal de contas, como fazer isso?
 
Neste artigo, você encontrará algumas dicas importantes para melhorar as finanças da sua família e tornar o processo mais tranquilo para todos os membros da casa.
 
Confira!
 

Como melhorar as finanças familiares

Melhorar as finanças da sua família definitivamente não precisa ser algo tão doloroso, desde que você siga os passos corretos para fazer isso.
 
Aqui está uma lista com dicas que te ajudarão a melhorar as finanças familiares.

 

1. Concentre-se nos custos dos alimentos

Descobrir como economizar dinheiro enquanto cria uma família pode parecer difícil quando sua conta do supermercado está muito alta.
 
Adicionar alguma estrutura aos hábitos alimentares de sua família e planejar as refeições são duas maneiras de economizar dinheiro nas despesas familiares.
Você pode planejar café da manhã, almoço, jantar e lanches para sua família semanalmente. Compre mantimentos uma vez por semana, com base em seu plano de alimentação, que inclui saladas e vegetais frescos.
 
Definir um limite de caixa pode evitar que você ultrapasse o orçamento, porém, pode ser mais fácil gastar mais do que se você estiver passando um cartão de débito ou crédito.
 

2. Mantenha os aniversários simples

Os aniversários podem ser uma fonte de pavor se você estiver preocupado com o custo. O importante está em fazer memórias, não em gastar dinheiro.
 
Você e a sua família podem aproveitar atividades gratuitas ou baratas para festas infantis, como passar um dia na praia ou uma festa do pijama com pizza e bolo.
 
Se o coração do seu filho está determinado em um local específico, você pode economizar reservando em um horário fora do pico ou fazendo uma festa com outra criança e dividir os custos com os pais.
 
Manter a lista de convidados pequena significa menos planejamento e é uma boa dica para economizar dinheiro para as famílias.
 

3. Controle as despesas com cálculos simples

O rastreamento de despesas não leva muito tempo nem exige um diploma em finanças ou matemática.
 
Você pode começar com um caderno e uma caneta, uma planilha no Excel ou um software de finanças se adora trabalhar no computador.
 
Anote o que você gastou em uma coluna junto com o item que você comprou e como você pagou. Também inclua o saldo bancário total na coluna ao lado.
 
Você nunca terá que adivinhar seu saldo bancário, para que possa tomar decisões mais bem informadas sobre os gastos, especialmente para compras no impulso do momento.
 
Você pode iniciar uma nova página a cada semana ou mês, dependendo do número de transações registradas. Existem apenas algumas coisas a ter atenção:
 
  • Lembre-se de adicionar débitos automáticos à coluna do banco contábil, ou parecerá que há mais disponível do que realmente existe.
 
  1. Quanto mais detalhadas forem as explicações sobre os gastos, mais informações poderão ser extraídas de suas contas posteriormente.
 

4. Se planeje com antecedência as férias

Se você está pensando em como economizar dinheiro enquanto cria uma família, prepare-se para as festas de fim de ano cedo para evitar um alto gasto com as compras no final do ano.
 
É importante que você defina um orçamento de gastos para presentes. Você também pode ter uma conta de poupança separada para esses fundos.
 
Assim, basta definir uma determinada quantia de dinheiro para adicionar à conta em cada período de pagamento para atingir sua meta de poupança.
 
Com isso, na hora de comprar presentes, você saberá quanto pode gastar e em janeiro não terá estresse em tentar pagar as contas do cartão de crédito.
 

5. Converse sobre orçamento e economia com seus filhos

Aprender como economizar dinheiro enquanto cria uma família não é apenas para mães e pais. Você também pode envolver as crianças por meio de conversas regulares sobre o orçamento.
 
Você não precisa entrar em todos os detalhes essenciais sobre suas receitas ou despesas, mas pode repassar o básico sobre gastos e economias.
 
O que as crianças aprendem sobre dinheiro quando são mais novas pode ser útil mais tarde, quando estiverem vivendo sua própria vida ou criando sua própria família.

 

Conclusão

Controlar as finanças é algo essencial para todas as pessoas. No entanto, quando se trata de gastos familiares, a atenção deve ser redobrada.
 
Afinal de contas, neste caso, as despesas também incluem gastos com crianças e eles não costumam ser baratos.
 
Esperamos que com as dicas que citamos neste artigo esteja mais claro como você pode melhorar as finanças da sua família sem que isso precise ser algo difícil de lidar.
 
Link
  Lucas Pelisari

Lucas Pelisari

Lucas é formado em Investigação Forense e Perícia Criminal, e acadêmico de Direito. Busca sempre trazer conteúdos pertinentes ao mundo dos negócios.

Tags »
Relacionadas »
Comentários »