19/04/2021 às 13h05min - Atualizada em 19/04/2021 às 13h05min

Um Felino Especial que ajudou a salvar muitas vidas humanas

A cada dia que passa, as pessoas se surpreendem com as reações dos animais, com notícias viralizando na Internet. São surpreendentes e muitos deles são capazes de identificar possíveis doenças em humanos quando menos se imagina.

Gilberto Pinheiro

Gilberto Pinheiro

Amigos dos animais. Somos o coração, a alma, a voz dos animais. Comissão de Proteção e Defesa dos Animais da Ordem dos Advogados do Brasil.

 Há cães treinados para identificar futuras células cancerosas em humanos; há outros, principalmente, os domésticos, que sabem quando estamos felizes e tristes.  São percepções extrassensoriais, já comprovadas cientificamente e, somente agora, estamos tomando conhecimento dos fatos.  Na verdade, quem convive com eles em casa,  sabe muito bem o que afirmo.  Isso ocorreu comigo muitas vezes, quando estava prestes a chegar em casa, vindo do trabalho, minha esposa dizia-me:  eu sabia que você estava bem próximo.  Eu indagava o porquê e ela, sucintamente, afirmava que  o Dickey(poodle que éramos tutores),  cinco minutos antes de você chegar, sentou-se frente à porta.  Ele faz isso sempre e não erra nunca.  Ficava sempre ao meu lado e o gatinho próximo à minha esposa.  Tanto o Dickey quanto o Eshe (nosso gato) eram muito colados conosco.  O Dickey infelizmente já faleceu.   Morreu com 17 anos bem vividos e muito amado e deixou um rastro de imensa saudade.  O Eshe também morreu, da mesma forma amado por mim e esposa, amados como nossos filhos pets.  Nós aprendemos muito com a convivência deles e sempre fizeram parte de nossa família.  Quem sabe, um dia, quando eu morrer, minha alma não se encontrará com eles na espiritualidade????
 
UMA HISTÓRIA REAL E ATÍPICA
 
Aproveitando o ensejo, registro para os(as) prezados(as) leitores,  uma história também real e atípica.  Num hospital para idosos, Clinical Steer, na Flórida, um caso realmente sensacional que deixou muita gente estupefata pela esperteza e percepção do felino.  Nessa clínica havia um gato adotado pelos médicos e enfermeiros, circulando pelo hospital, pois os pacientes se sentem melhores, com astral mais elevado, na presença de animais que percebem o quanto eles necessitam de carinho.  Todos os dias ele entrava nos quartos, olhando um por um dos pacientes e, inesperadamente,  parava em frente a um deles, como se percebesse alguma anormalidade, miando insistentemente para chamar a atenção de enfermeiros.  Exatamente, como sinalizasse  alguma anomalia no paciente, algo grave que merecia total atenção dos médicos.  Como os enfermeiros não "decodificavam  a mensagem através dos  miados", o enfermo morria algumas horas depois. Na verdade, foram 52 óbitos sinalizados e não entendidos pelo corpo de enfermeiros.   À medida que o tempo passava, o cenário era o mesmo. Identificava alguém que estava mal mas ninguém conseguia entender o "sinal" e o resultado era sempre o mesmo: a morte do doente.
 
A SINALIZAÇÃO DO FELINO - trombose
 
O fato intrigou os médicos que determinaram aos enfermeiros que todas as vezes que isso ocorresse,  colocassem o paciente na maca e levassem-no à UTI, para análise e tratamento.  E assim foi feito!
Numa dessas manhãs, quando o gato visitava os quartos, ele parou na frente de um paciente, pulou sobre a cama, sentando-se em uma de suas  pernas, miando insistentemente.  Cientes das ordens médicas, os enfermeiros colocaram o paciente na maca e levaram-no para a UTI.  Resultado: a perna que o gato estava sentado, estava desenvolvendo uma trombose que levaria o paciente ao óbito  em poucas horas. Ele foi salvo, graças ao sinal desse felino.  
 
SENCIÊNCIA ANIMAL - eles têm consciência, sentimentos e emoções
 
Hoje, sabemos que animais como  gatos, cães e todos os demais animais mamíferos, além de peixes, cetáceos e polvos têm um nome sugestivo, novo e peculiar:  senciência dos animais. 
Senciência é um neologismo ou nova palavra que fora criada em 2012 por neurocientistas canadenses, chefiados pelo dr. Philip Low, docente da Universidade Stanford e pesquisador do MIT -  Massachussets Institute of Technology, cujos estudos foram revelados na Universidade de Cambridge, situada no Reino Unido a demais cientistas, comprovando que os animais têm sensibilidades, assim como emoções, sentimentos igual a todos nós humanos, além de percepções conhecidas como extrassensoriais. 
.
Na verdade, muitos supunham que os animais não tinham consciência, em virtude de não possuir o córtex cerebral muito desenvolvido como o dos humanos. Mas, Low, desmistificou o assunto, afirmando através de seus proficientes estudos que a consciência não se limita ao córtex cerebral, mas, a todo escopo cerebral.  Isso tornou-se um divisor de águas e novidade para a neurociência, estudo devidamente comprovado por ele e demais pesquisadores.    E para ratificar o que tivera afirmado, cunhou uma frase bem simples e coloquial - " agora, não podemos mais dizer que não sabíamos."
 
A JUSTA HOMENAGEM POR PARTE DE MÉDICOS, ENFERMEIROS
 
O gato merecidamente recebeu homenagem especial  - um busto na porta do hospital, com uma medalha e nome - passou a ser chamado por todos como Oscar.  O fato ocorreu em 2012. Não sei se o felino ainda se encontra nessa clínica ou hospital.  Contudo, algo é certo: deixou muita gente surpresa e tornou-se um símbolo para todos funcionários, enfermeiros e médicos, além da simpatia e muito carinho por parte dessas pessoas que nunca imaginaram o que um "simples" felino seria capaz de ter tanta utilidade.  Por isso, olhemos com mais atenção nossos pets, cientes que eles são portadores de sensibilidades como consciência, emoções e sentimentos, além de outras peculiaridades que jamais poderíamos imaginar.  São seres sencientes como todos nós e não há resquício de dúvida em relação a isso.  Eles sentem como todos nós!    
 
 
 
 
Lembrando:  maus-tratos aos animais, denunciem.
Precisamos estar atentos e fazer a nossa parte.
Link
Tags »
Leia Também »
Comentários »