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25/09/2019 às 08h39min - Atualizada em 25/09/2019 às 08h39min

Aluno da Fatec Araçatuba conquista bolsa de pesquisa da Fapesp

Governo do Estado de São Paulo
Foto: Divulgação

João Pedro Moura Novo, estudante de Análise e Desenvolvimento de Sistemas da Faculdade de Tecnologia do Estado (Fatec) Araçatuba, teve o projeto de pesquisa aprovado e receberá uma bolsa da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp), ligada à Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Estado.

Orientado pela professora Celia Nugoli, o aluno apresentou uma proposta para desenvolver um site que calcula a viabilidade da construção de biodigestores (equipamentos utilizados para reaproveitar detritos, gerando gás e adubo) em propriedades rurais.

Plataforma

Com a ferramenta, o projeto busca proporcionar economia para pequenos e médios produtores ao incentivar a produção de energia limpa gerada pelos biodigestores. A plataforma disponibilizará a simulação do dimensionamento ideal do biodigestor, apresentando uma lista de materiais a serem utilizados na construção.

A pesquisa é uma atualização de um estudo realizado anteriormente, também orientado pela docente Celia Nugoli e financiado pela Fapesp. No trabalho anterior, Amanda Aguiar, ex-aluna da Fatec Araçatuba, desenvolveu um sistema que analisava a possibilidade de transformar fezes de animais em energia elétrica ou em gás de cozinha usando biodigestores.

Uma das novidades dessa nova etapa do projeto é a inclusão de variáveis como o tempo de confinamento do rebanho. A aprovação da pesquisa foi feita após análise do resumo do trabalho e da filiação institucional dos participantes.

O período de vigência da bolsa é de um ano e ele deverá se dedicar pelo menos por 12 horas semanais ao projeto. A ferramenta está em fase de adaptação, com previsão de lançamento no primeiro trimestre de 2020. Os produtores rurais que desejem testar a plataforma devem entrar em contato com a orientadora por e-mail.

Vale destacar que a Fapesp adota quatro critérios na seleção dos projetos: proposta de pesquisa (análise da pertinência, originalidade, fundamentação científica e os métodos empregados); histórico escolar acadêmico (desempenho (acadêmico, participação em projetos de pesquisas e publicações científicas); histórico de pesquisa do orientador (ter doutorado, produtividade em pesquisa na área do projeto apresentado e quantidade de horas semanais dedicadas à pesquisa); e condições institucionais (infraestrutura institucional e o grupo de pesquisa que dará suporte para o desenvolvimento do projeto).

Oportunidade

Na avaliação de João Pedro Moura Novo, participar do projeto é uma grande oportunidade. “Desde que entrei na faculdade, tenho me esforçado em tudo o que faço e estudo. Ter sido chamado pela professora Celia para participar desse trabalho foi incrível. Fiquei muito empolgado em estruturar um site da melhor forma pra atender principalmente as pessoas que moram e trabalham no campo”, salienta.

A professora considera que a contribuição da bolsa de pesquisa da Fapesp para a ciência e desenvolvimento tecnológico é de grande relevância para o Brasil. “Conseguir pela segunda vez aprovar um projeto em uma instituição tão importante engrandece nosso trabalho e nos estimula a buscar mais oportunidades para os nossos alunos. As bolsas de fomento à iniciação científica são disputadíssimas”, enfatiza Celia Nugoli.

“Somente projetos de relevância, orientados por competentes professores e desenvolvidos por excelentes alunos, podem ser contemplados”, completa a docente.
 


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