• Olá visitante, seja bem-vindo!
    Entrar | Cadastre-se
  • Tempo Hoje
    SP, Araçatuba
    min 22º
    máx 29º
  • Segunda, 16 de Outubro de 2017
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • Youtube
    • Rss

Bem Estar / 5 de Outubro de 2017 16h27

SAÚDE

De olho no IMC!

0 votos
O Índice de Massa Corporal indica se o peso está adequado à altura. Entenda
Unimed
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus Compartilhe no Pinterest
Foto: Unimed
O Índice de Massa Corporal (IMC) é reconhecido pela Organização Mundial da Saúde (OMS) como um padrão internacional que avalia se as pessoas, entre 20 e 59 anos, estão com peso ideal ou em excesso, em relação a sua altura. No entanto, vale lembrar que o resultado não indica como está o estado nutricional. Somente o médico poderá dar mais informações sobre todos os aspectos da saúde tais como percentual de peso e bioimpedância, exame que analisa o peso da massa magra, gordura e percentual de hidratação.

O peso corporal é composto por massa gorda (gordura) e massa magra (órgãos, músculos, sangue e demais líquidos). A gordura acumulada, quando em níveis ideais, é importante, por exemplo, para proteger do frio e isolar os órgãos de possíveis impactos. Já quando ela está em excesso, pode resultar em problemas de saúde como diabetes, hipertensão arterial, colesterol alto e doenças cardíacas.

O IMC é apenas um passo para acompanhar a saúde do seu corpo. Veja abaixo como controlar o peso e evitar o risco de doenças relacionadas à obesidade e a má alimentação.

Monitore o seu peso
Procure subir na balança ao menos uma vez por mês e sempre no mesmo horário. Assim, você terá parâmetros para dizer que está ganhando ou perdendo peso com frequência.

Pratique atividade física
O sedentarismo é prejudicial não apenas para o corpo. Além de ser fator de risco para doenças cardiovasculares, deixar de se exercitar pode desencadear problemas como estresse e depressão.

Use sempre a mesma balança
Diferentes aparelhos podem apresentar diferentes resultados, por isso escolha uma única balança para fazer todas as suas medições e verifique se ela está devidamente calibrada.

Faça refeições saudáveis
Priorize alimentos frescos e naturais aos embutidos, processos e ultraprocessados. Quanto mais colorido for o seu prato, mais saudável será a sua alimentação.

Consulte o médico regularmente
Na sua próxima consulta, leve suas medições e peça para o seu médico avaliar por completo como está a sua saúde.

Como calcular o IMC
O cálculo do Índice de Massa Corporal é feito a partir do peso (em kg) dividido pela altura (em metros) ao quadrado.




Resultado
Abaixo do peso: IMC abaixo de 18,5
Peso normal: IMC entre 18,5 e 25
Sobrepeso: IMC entre 25 e 30
Obesidade: IMC acima de 30

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários
0 comentários


Comentários via Facebook

2017 © - Atanews