• Olá visitante, seja bem-vindo!
    Entrar | Cadastre-se
  • Tempo Hoje
    SP, Araçatuba
    min 22º
    máx 29º
  • Segunda, 25 de Setembro de 2017
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • Youtube
    • Rss

Notícias / 20 de Abril de 2017 11h10

BIRIGUI

Projeto BR City da ViaRondon começa em Birigui; ação orienta alunos e prepara futuros motoristas

0 votos
Portal do Município de Birigui
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus Compartilhe no Pinterest
Foto: Portal do Município de Birigui
O prefeito de Birigui, Cristiano Salmeirão, o secretário municipal de Segurança Pública, Cleber Rodrigo da Silva, a diretora do Deptrans (Departamento de Trânsito e Serviços), Melissa Puertas Sampaio, o secretário municipal de Obras, Milton Lot, e o secretário municipal de Gabinete, José Manoel Sanches, participaram na manhã de terça-feira (18) da abertura do Projeto BR City, da ViaRondon, que visa compartilhar conhecimentos sobre o trânsito e as relações com ele estabelecidas.

A abertura do projeto ocorreu na Escola Municipal Roberto Clark, onde a Cidade Mirim BR City foi montada. A minicidade inflável, réplica de uma real, foi montada no ginásio de esportes da escola. Segundo a ViaRondon, a iniciativa pretende despertar junto aos alunos a curiosidade e o desejo de entender as regras e leis que orientam o trânsito das cidades. Para isso serão ministradas aulas teóricas e práticas.

O projeto em Birigui conta com apoio da Secretaria Municipal de Educação, do Deptrans e do 2º Batalhão de Polícia Rodoviária de Araçatuba. Os organizadores irão atender 350 crianças de 8 a 11 anos de quatro escolas mantidas pela prefeitura. Após a teoria, as crianças colocam o que aprenderam em prática na minicidade inflável, que reproduz o ambiente urbano com ruas, placas de sinalização, faixa de pedestres, semáforos, prédios e veículos elétricos.

“É uma iniciativa fantástica, pois leva para as crianças conhecimentos importantes sobre o respeito às leis de trânsito. E todo o conhecimento adquirido pelos alunos serão levados para seus familiares, vizinhos e amigos. Parabéns aos envolvidos neste projeto”, falou o prefeito Cristiano Salmeirão, que acompanhou parte da palestra realizada por um representante do BR City e pelo guarda municipal Claysson Rogerio Rodrigues.

Responsabilidade Social – Segundo a ViaRondon, no Brasil, anualmente, mais de 42 mil pessoas morrem em acidentes de trânsito - cerca de 117 por dia, o que representa cinco mortes por hora.

A falta de consciência gera ocorrências e gastos milionários aos cofres públicos, bem como a perda de vidas em situações que, na maioria das vezes, poderiam ser evitadas com um pouco de cautela e respeito ao próximo.

Em muitas das discussões organizadas por órgãos públicos, entidades civis e especialistas em trânsito, em todas as regiões do país, a solução para o tema vai além da criação de leis mais severas e na sua efetiva fiscalização, mas, antes de tudo, na mudança de atitudes que geram comportamentos de risco.

“O desafio parece grande, porém, pode ser vencido por meio da educação. Tornar o assunto atrativo para as crianças, cidadãos ainda em formação, é fundamental para mudar uma triste realidade”, disse o coordenador do departamento de Responsabilidade Social da ViaRondon, Paulo Marcelo Zampieri Rodrigues.

AGENDA

O projeto começou no dia 18 e vai até o dia 28 de abril, conforme o cronograma:

EM Roberto Clark
Palestras teóricas: dia 18/04 às 10h e às 14h
Percurso Prático Minicidade: dia 20/04 às 10h e às 14h, no Ginásio de Esportes EM Roberto Clark (Av. Nove de Julho, 256, Centro)

EM Dr. Gama
Palestras teóricas: dia 19/04 às 10h e às 14h
Percurso Prático Minicidade: dia 24/04 às 10h e às 14h, no Ginásio de Esportes EM Roberto Clark

EM Profa. Dirce Spinola Najas
Palestras teóricas: dia 25/04 às 10h e às 14h

Percurso Prático Minicidade: dia 26/04 às 10h e às 14h, no Ginásio de Esportes EM Roberto Clark
EM Profa. Geni Leite da Silva

Palestras teóricas: dia 27/04 às 10h e às 14h
Percurso Prático Minicidade: dia 28/04 às 10h e às 14h, no Ginásio de Esportes EM Roberto Clark

Fotos
2 fotos


Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários
0 comentários


Comentários via Facebook

2017 © - Atanews