• Olá visitante, seja bem-vindo!
    Entrar | Cadastre-se
  • Tempo Hoje
    SP, Araçatuba
    min 22º
    máx 29º
  • Quinta, 14 de Dezembro de 2017
    • Facebook
    • Twitter
    • Pinterest
    • Instagram
    • Youtube
    • Rss

Polícia / 6 de Dezembro de 2017 11h39

VALPARAÍSO

Sentenciados de Valparaíso recebem 4ª Jornada da Cidadania e Empregabilidade

0 votos
Cerimônia de abertura do evento ocorreu terça-feira (05) no estabelecimento prisional e contou com atendimentos jurídicos, médicos e documentais
Assessoria de Imprensa
Compartilhe no Twitter Compartilhe no Google Plus Compartilhe no Pinterest
Pela quarta vez, sentenciados Centro de Progressão Penitenciária de Valparaíso foram beneficiados com ações de saúde, reintegração social, atendimentos jurídicos e documentais, entre outros, em um verdadeiro mutirão de serviços denominado Jornada da Cidadania e Empregabilidade, na última terça-feira (05), no estabelecimento. O público presente pode prestigiar uma exposição de trabalhos artesanais e escolares realizados pelos próprios sentenciados na unidade.

O evento surgiu em 2015 e vêm percorrendo os presídios paulistas, sendo realizado até duas vezes por ano em uma mesma unidade prisional. Até o dia 11 de novembro já haviam sido promovidos cerca de 133 mil atendimentos aos apenados de 33 estabelecimentos subordinados à Coordenadoria de Unidades Prisionais da Região Oeste (Croeste). A 4ª edição da jornada dará continuidade aos trabalhos já realizados anteriormente, beneficiando também os novos integrantes da população carcerária. Após a cerimônia de abertura, as atividades seguirão durante todo o dia.

Atividades
O objetivo da ação é oferecer serviços diversos e documentos pessoais, dando a eles condições de estudar, trabalhar e prestar exames públicos, ainda dentro da prisão e fora dela. Deste modo, também contribuir para a remição de pena oriunda de trabalho e educação, além de auxiliar na retomada da vida social quando ganharem a liberdade.

Também foi realizado mutirão de atendimento jurídico pela Defensoria Pública e advogados da Fundação “Prof. Dr. Manoel Pedro Pimentel” (Funap). Além disso, testes rápidos de HIV, Sífilis e Hepatites, controle de pressão arterial, cortes de cabelo, teste de glicemia capilar e exame de Antígeno Prostático Específico (PSA). Os sentenciados participarão de palestras com os temas: Mosquito Aedes Aegypti e bichos peçonhentos, com a equipe de Zoonoses da prefeitura municipal; Saúde do Homem, DST/Aids, Hipertensão arterial e Diabetes, com o médico Fernando Henrique Apolinário; Intra Empreendedorismo & Empreendedorismo Popular – O caminho para o próprio negócio e As tendências no mundo do trabalho com a revolução industrial 4.0 e oportunidades de reinserção social, com professor Cláudio Nalin Duarte; Preparação para a Liberdade, com a psicóloga da Célula de Referência Técnica da Região Oeste, Aline Adriane de O.L. de Moraes; Caminhos e Escolhas, com monitor da Funap, Luiz Fernando Guzella; Dando asas ao espírito empreendedor, com a coordenadora de projetos da Funap, Naira Fogaça Boneto e Ações da Central de Atenção ao Egresso e Família (Caef), com a diretora da região oeste, Renata de Cássia Palópoli e Silva.

Ação
A Jornada da Cidadania e Empregabilidade é uma realização da Secretaria da Administração Penitenciária (SAP), através do Grupo de Capacitação, Aperfeiçoamento e Empregabilidade (GCAE) da Coordenadoria de Reintegração Social e Cidadania (CRSC) em parceria com o Grupo Regional de Ações de Trabalho e Educação (Grate) da Croeste. O trabalho com RG foi viabilizado graças ao Termo de Cooperação Mútua entre a SAP e a Secretaria de Segurança Pública, por intermédio do Instituto de Identificação Ricardo Gumbleton Daunt do Departamento de Inteligência da Polícia Civil (IIRGD).

Os comentários são de responsabilidade exclusiva de seus autores e não representam a opinião deste site. Se achar algo que viole os termos de uso, denuncie.

Comentários
0 comentários


Comentários via Facebook

2017 © - Atanews